OAB Paraná apresenta programa +Estágios a acadêmicos de Direito da PUC-PR

O diretor tesoureiro da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, apresentou na manhã desta quinta-feira (12/9) o Programa + Estágios a acadêmicos do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A iniciativa, lançada no início da semana, simplifica o processo de inscrição para estudantes do curso de Direito, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e instituições de ensino, tornando o processo mais célere e efetivo. Além disso, prevê uma série de benefícios visando contribuir com a formação acadêmica e o enriquecimento da experiência profissional.

O diálogo com os estudantes foi aberto pela coordenadora geral do Curso de Direito da PUC-PR, Renata Melfi, que destacou a preocupação da OAB Paraná em formar bons profissionais para o mercado de trabalho. “A nossa profissão é de muita responsabilidade, não existem causas pequenas, nem causas insignificantes – cada uma é a causa para aquele que está precisando da prestação jurisdicional”, disse, pontuando a importância de medidas de valorização da advocacia como o novo projeto lançado pela seccional.

Luiz Fernando Pereira explicou aos acadêmicos presentes os objetivos e benefícios do Programa + Estágios. “Desburocratizamos o processo de inscrição. Agora, o escritório de advocacia se cadastra no site em poucos minutos e o estagiário pode se inscrever sem nenhum custo de anuidade, que antes era R$254 e agora é gratuito nos primeiros 12 meses. Temos apenas uma taxa de inscrição simbólica, de R$35”, esclareceu.

“Ao se inscrever no programa, o estagiário passa a ter acesso a todos os eventos da OAB, com 50% de desconto nas inscrições, pode participar nas Comissões – onde estarão convivendo com os maiores nomes do Direito, terão acesso aos cursos EaD da Escola Superior de Advocacia”, explicou Pereira. “Também mudamos o Regimento da CAAPR, que agora passa a beneficiar os estagiários inscritos na OAB Paraná também”, disse.

Pereira explicou ainda que o novo programa foi inspirado em outras ações da atual gestão que visam aproximar a OAB das instituições de ensino, estudantes e novos advogados que ingressam nos quadros da Ordem, como o I Moot de Processo Civil e o Programa 6º Ano. “Quando passarem no Exame de Ordem, o 6º Ano vai acolhê-los na OAB com um pacote de benefícios muito interessante”, adiantou.

O diretor da seccional destacou benefícios como as linhas de crédito subsidiadas pelo Siccob para capital de giro e incentivos aos escritórios para aquisição de software e de equipamentos, o acesso gratuito ao JusBrasil durante 12 meses, a estrutura das Salas da OAB no estado, com espaços de reunião, salas de audiência e equipamentos de informática, pacote e descontos nos Cursos da ESA, além de uma série de benefícios da CAA-PR.

+ Estágios

Além de facilitar o processo de inscrição de estagiários na OAB Paraná, o programa +Estágios prevê benefícios como a isenção da anuidade no primeiro ano, cursos gratuitos oferecidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA), acesso aos eventos da OAB Paraná, com direito a 50% de desconto no valor das inscrições, além de acesso garantido aos acervos exclusivos da Biblioteca Digital Prof. Egas Moniz de Aragão, no Edifício Maringá, e da Biblioteca da OAB Paraná.

Os estagiários também poderão participar das Comissões da seccional. As 965 comissões (72 na seccional e 893 nas subseções) são responsáveis por eventos, palestras, conferências e reuniões que movimentam a instituição, fomentando o debate e a reflexão sobre os mais variados temas, em consonância com os reclamos da sociedade e as necessidades de aperfeiçoamento e atualização profissional.

Os participantes do programa também serão contemplados pelos benefícios da CAAPR, como o Clube de Serviços, descontos Netscan e Dell, acesso aos escritórios compartilhados, ao Centro de Inclusão Digital, participação em Programas Esportivos (Corrida Legal, Vôlei Legal, Fut 5 Legal, Yoga, Pilates, Dança Legal, Bike Legal, Xadrez Legal), Programas Culturais (Coral, Teatro), convênios (Farmácias, Odontologia), Campanha de Vacinação, Conexa Saúde (que permite o agendamento consultas com profissionais de diversas especialidades médicas e clínicos gerais, além de atendimento de urgência) e o Projeto Saúde Mental (atendimentos presenciais e online com psicólogos e especialidades).

As inscrições no Programa + Estágios OAB Paraná podem ser feitas no portal maisestagios.oabpr.org.br