Está marcada para as 19h30 desta quinta-feira (3/10) a inauguração da iluminação alusiva ao outubro rosa na OAB Maringá. “Sabemos que o câncer que mais atinge as mulheres é o de mama e que muitas vidas se perdem por falta de prevenção. Por isso a OAB abraça essa causa e chama a atenção de todas as mulheres para a importância do autoexame, da mamografia e da consulta médica regular”, afirma a advogada Ana Cláudia Pirajá Bandeira, presidente da subseção.
O conceito do outubro rosa começou a surgir em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen For The Cure distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde então, os lacinhos passaram a simbolizar a luta contra o câncer de mama mundo afora. No fim dos anos 90, o calendário de eventos incluía desfiles de modas, campeonatos de boliche, corridas e outros esportes. As entidades escolheram o mês de outubro para enfeitar monumentos e distribuir lacinhos.
Atualmente, monumentos globalmente conhecidos — como a Torre Eiffel, me Paris, o Empire State Building, em Nova York, e o Cristo Redentor, no Rio — recebem iluminação rosa durante todo o mês de outubro. A sede da OAB Paraná (foto) exibe a iluminação especial desde o início do mês.