OAB lamenta morte de Itamar e lembra sanção do Estatuto da Advocacia

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, lamentou no fim de semana a morte do senador e ex-presidente da República, Itamar Franco. “A OAB expressa o mais profundo pesar diante do falecimento de Itamar Franco, cujo legado para história contemporânea transcende aquele de ter promovido a estabilidade econômica no país”. Na nota, Ophir Cavalcante destacou ainda “o seu elevado espírito público e respeito aos princípios que norteiam o Estado democrático de Direito, ao conduzir o País à normalidade em um momento de extremas dificuldades no período pós-redemocratização”. Ophir lembrou, ainda, que, na condição de Presidente da República, Itamar sancionou a Lei 8.906, mais conhecida como o Estatuto da Advocacia e da OAB, “instrumento que consagra a atuação institucional dos advogados em defesa da ordem jurídica, dos direitos humanos e da justiça social, tornando-se, desse modo, parte indissociável da história de nossa entidade”.
Segue a nota oficial da OAB:

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) expressa o mais profundo pesar diante do falecimento do senador e ex-Presidente da República Itamar Franco, cujo legado para história contemporânea transcende aquele de ter promovido a estabilidade econômica. Cabe destacar seu elevado espírito público e respeito aos princípios que norteiam o Estado democrático de Direito, ao conduzir o País à normalidade em um momento de extremas dificuldades no período pós-redemocratização.
Também na condição de Presidente, coube-lhe sancionar a Lei 8.906, o Estatuto da Advocacia e da OAB, instrumento que consagra a atuação institucional dos advogados em defesa da ordem jurídica, dos direitos humanos e da justiça social, tornando-se, desse modo, parte indissociável da história de nossa entidade.
Homem do povo, de caráter sensível às necessidades dos mais humildes e profundamente identificado com os valores de sua gente, Itamar Franco foi "o cidadão brasileiro" na sua expressão mais sincera. Ao longo de sua vitoriosa trajetória, manteve-se fiel a três compromissos essenciais: com a Nação, com a ética e com seu Estado de origem, Minas Gerais. São marcas indeléveis de um político que se inscreve em nossos anais com “P” maiúsculo. Irá fazer falta.
Ophir Cavalcante
Presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Fonte: Conselho Federal