Com uma aposta na ampliação do alcance das ações da OAB, a subseção de Ibaiti adquiriu novos equipamentos visando aprimorar a qualidade da transmissão de reuniões e eventos online. A iniciativa foi viabilizada pelo Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex) da OAB Paraná.
“Em que pese exista um auditório e uma sala no piso térreo onde se realizam as reuniões de advogados e de comissões temáticas, é cada vez mais comum a necessidade de proporcionar a presença virtual de colegas aos eventos”, pondera a presidente da OAB Ibaiti, Patrícia Aparecida Marceli Izidoro.
De acordo com a advogada, os recursos do Proex possibilitaram a aquisição da estrutura e dos equipamentos apropriados para promover a participação da advocacia em reuniões híbridas, com a qualidade técnica adequada. “O levantamento realizado apontou a necessidade de investimento que somente foi possível, graças aos recursos do Proex que foram essenciais para implementar o projeto”, esclarece.
“Os equipamentos que tínhamos disponíveis estavam aquém do que seria necessário para propiciar a participação tecnicamente apropriada nas reuniões híbridas, com notórios prejuízos aos trabalhos desenvolvidos”, pontua.
O Proex foi lançado em 2022 pela atual gestão da OAB Paraná, viabilizando o retorno dos recursos para as subseções em aumento de repasses, com maior autonomia para a gestão. O volume de recursos envolvidos na aquisição de equipamentos, cabos e fiação, mão-de-obra para o projeto da OAB Ibaiti é de cerca de R$ 20 mil.
“É a primeira vez que a nossa advocacia é beneficiada com o Projeto Proex e, sem dúvida, foi motivo de muito entusiasmo para a classe, reforçando a ideia de ‘pertencimento’ e afastando a falsa percepção de alguns colegas de que somente a advocacia da capital possui acesso de qualidade ao exercício da profissão”, afirmou Patrícia.