Sétima subseção a ser instalada no Paraná, em 1971, a OAB Guarapuava abriu na noite desta quarta-feira (28/4) as atividades alusivas ao seu jubileu de ouro, a ser celebrado em novembro, com palestras de três advogados que presidiram a seccional paranaense da Ordem — Alfredo de Assis Gonçalves Neto, Alberto de Paula Machado e José Augusto Araújo de Noronha. O evento on-line foi conduzido pela presidente da subseção, Maria Cecília Saldanha.
Após saudar a audiência, Maria Cecília nominou os integrantes da mesa virtual: Cássio Telles, presidente da OAB Paraná; Fabiano Baracat, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR); Adriana D´Avila Oliveira, coordenadora-geral da ESA-PR; e Edni de Andrade Arruda, conselheira honorária da seccional e ex-presidente da subseção. Maria Cecília saudou ainda os demais diretores da seccional – Marilena Winter, Rodrigo Ríos, Christhyanne Bortolotto, Henrique Gaede e Alexandre Salomão –, bem como o conselheiro estadual Marcos Maier de Carvalho e os diretores da subseção — Miguel Sarkis Melhem Neto, André Almeida Gonçalves, Edinara Zago Kaminski do Nascimento e Milton Korzune.
Marco inicial
“Em novembro de 1971 foi criada a OAB Guarapuava, atualmente formada pela advocacia de Guarapuava, Pinhão, Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Reserva do Iguaçu e Turvo. Em 2021, portanto, nossas atenções se voltam à justa e indispensável celebração dos seus 50 anos. Ao longo desse tempo, graças à atuação diligente dos advogados e advogadas, tem sido realizado um trabalho de referência na defesa e na promoção da justiça. Foram cinco décadas garantindo os valores e princípios que norteiam a OAB”, afirmou Maria Cecília.
Em sua saudação, Cássio Telles lembrou que é um orgulho tomar parte deste momento histórico e emblemático. Após cumprimentar os participantes da sessão virtual, Telles destacou a expressividade de Edni Telles no cenário nacional da advocacia e fez referência a todos os demais presidentes da subseção (veja quadro). “Esses líderes escreveram uma história belíssima, de uma advocacia aguerrida, ética e parceira da seccional. A eles agradeço pelo tempo de suas vidas que dedicaram a conduzir os destinos de sua instituição”, afirmou.
Baracat abordou as ações da CAA-PR em Guarapuava e pontuou: “Gostaríamos de estar presentes para essa celebração histórica”. Adriana D´Avila lembrou que “mesmo em tempos difíceis, de maré alta, sempre chega uma barco amigo. É assim que desejamos que siga a subseção, como um barco amigo”, disse. Edni Arruda fez um apelo aos advogados da região: “Não desanimem. Nossas inquietações não serão permanentes. Vão passar!”, declarou.
Honorários
“A luta pelos honorários advocatícios está na alma da advocacia e também a tenho travado aqui no Conselho Federal da Ordem. Hoje vivemos um momento importante. Está em análise no STJ o Recurso Especial 1.644.077, que é do Paraná e busca uniformização do entendimento dos honorários por equidade. Uma decisão equivocada poderá causar grande prejuízo à advocacia. Isso caso seja entendido que, contrariando a norma legal, o julgador pode limitar os honorários advocatícios sucumbenciais”, afirmou Noronha em sua apresentação.
“Revendo a história, destaco episódios da OAB Guarapuava transcorridos durante minha gestão, de 2007 a 2009. Um deles foi o primeiro compromisso de novos advogados na subseção. Outro fato ocorreu em maio de 2009, quando tivemos em Guarapuava um Colégio de Presidentes em que anunciamos três vitórias da advocacia: o convênio estadual com a Unimed, o lançamento de cursos telepresenciais da ESA, via antena, e o lançamento do disque prerrogativas”, listou Paula Machado, destacando também uma homenagem a Edson José Sanches por seus 50 anos de advocacia.
Alfredo de Assis lembrou que a criação dos conselhos das subseções está ligado à história da OAB Guarapuava. “Fui o primeiro presidente da seccional após o Estatuto de 1994 e havia uma reivindicação da subseção para ter um membro no Conselho Seccional. Antes do Estatuto, só tínhamos 18 membros no conselho, mas com a mudança o número passou a ser proporcional ao número de inscritos e tivemos possibilidade de contar com suplentes. Tive a ideia de atender à demanda de Guarapuava com um conselheiro suplente de participação permanente, um modelo que permaneceu e foi disseminado no sistema”, recordou.
Confira no Youtube a íntegra do evento que deu início às celebrações dos 50 anos da OAB Gurapuava.
Histórico
No dia 16 de junho de 2017, a compra do terreno onde a atual sede está construída pela diretoria da OAB Paraná tornou palpável o sonho de que a subseção pudesse contar com um espaço mais amplo, à altura de seus projetos para a convivência e o aperfeiçoamento contínuo da advocacia. O contrato foi assinado pelo então presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha, e pelo então vice-presidente Airton Martins Molina. No 22 de novembro de 2019, a advocacia de Guarapuava e da região passaram a contar com a nova casa, um edifício moderno, com 790 metros quadrados de área construída distribuídos em quatro pavimentos, em frente ao Parque do Lago, um cartão postal da cidade.