OAB Foz fomenta liderança e aclama autonomia proporcionada pelo Proex

O projeto “Formação de liderança”, elaborado pela OAB Foz do Iguaçu, foi um dos selecionados para integrar este ano o Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex) da OAB Paraná. A proposta consiste em estimular o perfil empreendedor entre os advogados da subseção.

Lançado no primeiro ano da gestão 2022-2024, o Proex foi idealizado pela diretoria da OAB Paraná com o objetivo de permitir o retorno dos recursos para as subseções em aumento de repasses, com maior autonomia para as subseções gestão. Em entrevista à Comunicação da OAB Paraná, o presidente da OAB Foz do Iguaçu, Vitor Hugo Nachtygal, fala sobre o processo de criação do projeto e seus impactos. Confira:

– Como surgiu a ideia do programa?

A ideia de oferecer formação em liderança aos advogados da subseção nasceu da constatação de que a advocacia, como profissão liberal por excelência, exige um perfil empreendedor. No entanto, essa competência essencial para o sucesso profissional raramente é abordada durante a graduação em Direito. Alinhados aos programas de acolhimento e apoio da seccional, como o Projeto 6º Ano, voltado à jovem advocacia, identificamos que havia uma lacuna para muitos jovens cuja advocacia é a primeira experiência profissional: faltava complementar a formação e o apoio jurídico com conhecimentos voltados à gestão da atividade e a compreensão da carreira como modelo de negócio. Essa iniciativa busca suprir essa demanda, oferecendo ferramentas práticas para que os advogados possam atuar com qualidade em um mercado cada vez mais competitivo.

– Quem trabalhou na elaboração e na implantação do projeto?

O projeto foi desenvolvido pela diretoria da Subseção, em parceria com o Sebrae, e implementado com o apoio da Coordenação e das Diretorias das Comissões Temáticas da Subseção. A divulgação do programa gerou interesse a ponto de haver uma boa demanda de advogados que buscam requalificação profissional e aprimoramento de suas competências no mercado jurídico.

– Como tem sido a resposta da advocacia?

A advocacia demonstrou grande interesse no programa e, após participar das oficinas, expressou satisfação com o alto nível de conhecimento, a excelência do treinamento e a qualidade das ferramentas de gestão de escritórios disponibilizadas.

– Do ponto de vista financeiro, qual sua visão sobre o Proex e sobre a autonomia da subseção?

O Proex trouxe maior objetividade aos critérios para que as subseções possam acessar recursos junto à seccional, viabilizando a execução de projetos de gestão alinhados às suas realidades. Essa iniciativa também garantiu que as peculiaridades e demandas específicas de cada Subseção fossem atendidas de forma mais eficaz, uma vez que as diretorias locais têm um conhecimento mais profundo sobre os anseios e necessidades da advocacia em suas respectivas regiões. Com isso, é inegável que o Proex fortalece a autonomia das subseções e aprimora a aplicação dos recursos, promovendo uma gestão subseccional mais estratégica e direcionada.