OAB Foz do Iguaçu recebe selo Amiga da Pessoa Autista

Atenta às necessidades decorrentes da inclusão social e acesso pleno das pessoas autistas, advogados, dependentes e usuários aos serviços oferecidos pela Ordem dos Advogados do Brasil, a subseção de Foz do Iguaçu promoveu a capacitação de todo os seus colaboradores por meio da organização ONDA AutismoS.

Na qualificação da subseção, foram passadas informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo presidente da ONDA, Fábio Cordeiro. Elyse Matos, do ICO Projet, falou da importância do diagnóstico correto, trazendo também dinâmicas de grupo a fim de reproduzir comportamentos e crises de autistas de todas as idades. A advogada Aline Milanêz Ribeiro falou sobre os direitos da pessoa autista.

De acordo com o presidente da subseção de Foz do Iguaçu, Vitor Hugo Nachtygal, a ideia da inclusão da subseção na capacitação para atendimento a pessoas autistas decorreu do cumprimento dos próprios objetivos da instituição, entre eles o de reconhecer e promover os direitos das pessoas com deficiência.

A partir do trabalho da presidente da Comissão de PCD e Idosa da subseção, Aline Milanêz Ribeiro, mais instituições, órgãos e empresas têm demonstrado interesse na capacitação de seus agentes e empregados, sendo que a OAB já apoiou a formação pela ONDA AutismoS de dezenas de integrantes das forças de segurança local, além de prestadoras de serviços na área de turismo e hospitalidade.

A organização ONDA AutismoS está presente em mais de 300 municípios, 20 estados e no Distrito Federal, com vários projetos que envolvem a área da saúde, educação, assistência social, entre outros.

“Agora a missão é sensibilizar toda a sociedade”, concluiu Aline Milanês Ribeiro.

Foto: Da esquerda para a direita, Joel de Lima, ouvidor da OAB Foz do Iguaçu; Ana Paula Niedzeluk Lisboa, secretária-geral adjunta; Aline Milanêz Ribeiro, presidente da Comissão da PCD e Idosa; Vanessa das Neves Picouto, vice-presidente; e Vitor Hugo Nachtygal, presidente da OAB/Foz.