As propostas oriundas dos debates do I Seminário de Pessoas Idosas do Século XXI – nosso futuro estão elencadas na Carta de Curitiba da Maturidade – O que Queremos. O documento foi assinado nesta segunda-feira (18) pelo presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, pela presidente da Comissão de Direitos do Idoso, Rosângela Maria Lucinda, e pelo presidente do Lions Clube Curitiba Batel, João Dario de Oliveira.
A carta elenca as principais demandas da pessoa idosa nas áreas do Direito à Saúde e Alimentação; Direito à Educação, Cultura e Informações; Direito ao Esporte e Lazer, Direito à vida, segurança e Cidadania; Direito ao Trabalho e Previdência; Direito à Comunicação e Informações; Direito à acessibilidade e Mobilidade; e Direito de Acesso à Tecnologia.
O evento realizado no início do mês de junho reuniu especialistas em um debate sobre as principais demandas do grupo etário com 65 anos ou mais que, segundo projeções demográficas, representará 15,13% da população do Paraná em 2030.