O Conselho Federal da OAB comunica o falecimento do advogado e Membro Honorário Vitalício da entidade Rubens Approbato Machado, que presidiu o Conselho Federal de 2001 a 2004.
Nascido em Ribeirão Preto (SP) em 31 de agosto de 1933, Approbato Machado dedicou 60 anos de sua vida à advocacia. Também presidiu a seccional paulista da OAB no triênio 1998/2000. Sob seu comando, a OAB-SP editou a cartilha pela valorização do voto e empreendeu um movimento em defesa da moralidade pública. Muito querido e reconhecido pelos pares, Approbato ocupou diversas funções na seccional paulista, dentre elas foi diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA). É pai da conselheira federal Marcia Regina Approbato Machado Melaré.
"O Brasil perde um grande homem. Nossos sentimentos pela irreparável perda deste grande brasileiro, destacado defensor da advocacia e da cidadania e exemplo a ser seguido por todos nós”, afirmou o presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, ao decretar luto oficial de 5 dias.
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, lembra que Approbato "foi um exemplo de dirigente de Ordem. Dedicado, corajoso, defensor das causas republicanas. Um apaixonado pela advocacia e pela Justiça. Um marido e pai exemplar. Um exemplo de brasileiro. Fará muita falta para todos nós. A OAB e a advocacia estão em luto por sua memória."
Luiz Flavio Borges D’Urso, presidente da OAB SP nas gestões 2004/2006, 2007/2009 e 2010/2012, e atual conselheiro federal acrescenta que "Approbato cumpriu sua missão e nos deixa um legado, um exemplo que o torna inesquecível, imortal."
Aprobatto Machado está sendo velado no cemitério Gethsêmani, no Morumbi (SP), onde será sepultado às 16h desta quinta-feira (17/11).
Com informações do CFOAB e da OAB/SP.