Na manhã desta quarta-feira (14/12) a Comissão da Advocacia Criminal da OAB Paraná e a Associação dos Advogados Criminalistas promoveram um debate sobre a ressocialização de presos.
O painel contou com a presença de Roberto Bona Junior membro das comissões de Advocacia Criminal e de Direitos Humanos, de Nilton Ribeiro de Souza, vice-presidente da Comissão de Advocacia Criminal e membro da Comissão de Direitos Humanos e de Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido como um dos maiores estelionatários do Brasil e que teve a sua história contada no filme VIP’s. Para Marcelo, a maior dificuldade para os ex-presos, que estão em processo de ressociabilização, é o preconceito da sociedade. “O único lugar em que o preso encontra esperança é na sua família”, afirma.
O empresário diz apoiar a iniciativa das APAC’s (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), que tem uma metodologia de valorização humana, oferecendo condições para os presos se recuperarem. “Eu acredito que o conhecimento desperta a vontade de mudar aqui fora. Fechar as portas para um egresso é abrir outras para um criminoso”, complementa.