Buscando uma maior proximidade com a comunidade jurídica e com a população local, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Foz do Iguaçu criou e implantou de forma inédita, em subseções de seu porte no interior do Paraná, uma ouvidoria que funcionará como um canal direto, tendo o objetivo de cumprir metas de gestão, ampliando a transparência e a participação de todos os advogados na definição dos assuntos da entidade.
“A criação da ouvidoria é um passo importante para a OAB de Foz. Esse sistema ajuda muito os advogados nessa missão de solucionar os problemas na advocacia, que nós sabemos que acabam aparecendo. A ouvidoria auxilia no trabalho interno, servindo para resolver as próprias reclamações dos funcionários ou de alguém que foi atendido”, disse o ouvidor-geral da OAB Paraná, Cleverson Gusso, em saudação à iniciativa.
Conexão
Estabelecida pela portaria N° 04/2023, publicada em 1° de março deste ano, a ouvidoria será responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões e elogios relacionados ao funcionamento da subseção da OAB na fronteira, do Poder Judiciário e de todos os órgãos relacionados à atividade dos advogados na região. O serviço será comandado pelo advogado Joel de Lima, nomeado como primeiro ouvidor da unidade em Foz.
“Coerente com a Ordem dos Advogados do Brasil, sempre ao lado da população nos interesses nacionais, criou-se um canal para ouvir a cidadania do nosso extremo Oeste do Paraná. É um canal para que toda a população possa se manifestar e demandar a Ordem, e esta buscará a solução de problemas, quando for a questão, acolhendo as críticas de forma a orientar e redirecionar a sua atuação. Aceitamos elogios também, mostrando que estamos no caminho certo e fortalecendo as ações nesse sentido. Me sinto muito honrado em ter recebido esta missão”, ressaltou Lima.
Atualmente a OAB local conta com 2.107 advogados inscritos em Foz e Santa Terezinha de Itaipu. A ouvidoria permitirá que todos os membros estejam conectados e a par das demandas da Ordem. Dessa forma, o novo órgão tem a missão de apurar as manifestações recebidas relativas à própria atuação da Ordem e demais órgãos e instituições.
A ouvidoria auxiliará ainda nas providências que poderão ser estabelecidas no gerenciamento de ações estratégicas para melhoria das condições do exercício da atividade advocatícia, buscando soluções dos casos apresentados de forma imparcial e transparente.
Gestão
Com base nos pontos apresentados, o órgão deverá se comunicar periodicamente com a diretoria da subseção para apresentar um relatório com as demandas recebidas e as ações realizadas.
“Com a criação da Ouvidoria, a OAB de Foz do Iguaçu vai consolidando a adoção de medidas inéditas em relação à gestão do órgão, como a disponibilização no site oabfi.com.br o portal da transparência, a agenda pública, e ainda a retomada de atuação efetiva e ampliação de presença em conselhos sociais e, principalmente, a discussão com os demais atores do sistema de justiça, caminhos para melhorar a atividade da advocacia”, destacou o presidente da OAB Foz, Vitor Hugo Nachtygal.
Também compõem a atual diretoria da subseção a vice-presidente, Vanessa das Neves Picouto; o secretário-geral, Fábio Alexandre Sombrio; a secretária-geral adjunta, Ana Paula Niedzieluk Lisboa; e a diretora tesoureira, Thaise Vieira Thome Werri.
foto: Equipe OAB Foz, da esquerda para a direita: ouvidor Joel de Lima, secretária adjunta Ana Paula Lisboa, vice-presidente Vanessa Picouto e presidente Vitor Nachtygal