Novos dirigentes da OAB Loanda tomam posse

Os novos dirigentes da OAB Loanda tomaram posse na última sexta-feira (6), em sessão solene realizada na sede da subseção. O advogado Roni Peter Zangari estará à frente da presidência da subseção, ao lado da vice-presidente Thaiz Pereira Lopes Pires, do secretário-geral Murilo Giglio de Souza, do secretário adjunto Clóvis Barbosa Braga e da tesoureira Jennifer Tomazelli Coltro.

“É maravilhoso ver o quanto a advocacia desta região floresceu depois de ler o relato de que nos primeiros tempos, antes mesmo que houvesse uma subseção, em meados dos anos 50, não se podia contar por aqui com correio, telefone e nem mesmo estradas confiáveis. Eram, como contou o Dr. Lysias Elias da Silva, apenas quatro advogados na cidade. Com a subseção, o quadro de profissionais foi crescendo. A OAB Loanda foi conduzida, depois do Dr. Lysias, por Sandra Regina Smaniotto, Jonas Kondo, Vadeir José Pereira e Braz Ramos Broietti. É uma passagem de bastão em que cada um dá continuidade ao trabalho do antecessor, mas sempre procurando imprimir a marca da inovação, traço daqueles que sabem olhar adiante e têm fé no futuro”, destacou a presidente da OAB Paraná Marilena Winter.

Após mencionar o nome de cada advogado que antecedeu Zangari na missão de representar a advocacia da região, Marilena enalteceu a responsabilidade do novo presidente.  “O que é um líder? Um líder é o primeiro a servir. É aquele que antevê problemas e lança mão do diálogo e da união para sair em busca de soluções. Graças a esse espírito de serviço, comum a todos os que nos dedicamos voluntariamente ao sistema OAB – oferecendo à instituição nosso tempo e nosso empenho – é que fomos bem sucedidos na missão de garantir que a advocacia não precisasse parar durante a pandemia. Seguimos trabalhando com ferramentas digitais, à distância, com o mesmo empenho de sempre”, frisou.

Responsabilidade

Roni Peter Zangari afirmou estar ciente do tamanho de sua responsabilidade como presidente de subseção.  “O tamanho dessa responsabilidade é proporcional ao tamanho da minha vontade e da minha motivação e força de trabalho. A Ordem tem como seus pilares a defesa do estado democrático de direito, da constituição federal e da cidadania. É sobre esses fundamentos que hoje tomo posse, tendo ao meu lado, uma diretoria que se dedica a fazer da OAB subseção de Loanda, uma instituição cada vez mais forte, mais presente, mais inclusiva, transformadora e tenho certeza, que seguiremos avançando a cada dia”, afirmou.

O advogado reforçou a importância do diálogo com as organizações da sociedade civil, o Ministério Público, e os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e
o compromisso com  a defesa intransigente dos  direitos e prerrogativas. “Combateremos a hierarquização entre os poderes, e lutaremos por um sistema de justiça harmonioso e célere em respeito aos direitos do cidadão, queremos uma advocacia regional valorizada e fortalecida, quebrar o estigma que “santo da casa não faz milagre!” com isso combater o aviltamento dos honorários advocatícios. Trabalharemos de forma incessante em busca de melhores condições de trabalho junto aos Tribunais e órgãos da administração pública, juntamente com a diretoria da Seccional, que já vem realizando um trabalho com Grande maestria, com inúmeras conquistas para a advocacia paranaense em tão curto espaço de tempo”, disse.

Discurso de Posse - Presidente Roni Peter Zangari

Citando o Poeta Mario Quintana inicio dizendo:
“Uma vida, não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada.”

E quero dizer a todos que sonhei com este momento.

Bom dia a todos. Hoje é um dia muito especial, chegou a hora de corresponder a cada advogado e advogada que depositou em mim, e nesta diretoria a missão de bem representá-los. É um momento de muita emoção para todos nós!

Quero primeiramente, agradecer a Deus por esta dádiva de estarmos reunidos, depois de tanto isolamento social, e principalmente neste momento festivo de toda advocacia do Noroeste do Paraná.

Cumprimento e agradeço a presença de cada colega advogado e advogada. Em nome da diretoria desta subseção de Loanda, agradeço todas as autoridades presentes (já nominadas) representante do Ministério Público, do Poder Executivo, Poder Legislativo, e a todos os representantes de instituições da nossa subseção.

Cumprimento a nossa representante maior, presidente da OAB Seccional do Paraná, dra. Marilena Winter, primeira Mulher a ocupar tão expressivo cargo! Em seu nome, estendo os meus cumprimentos a todos os digníssimos e digníssimas autoridades que compõem esta seleta mesa.

Agradeço especialmente o nosso ex-presidente dr. Vadeir José Pereira, meu grande amigo e companheiro de lutas, e que depositou confiança em minha pessoa, primeiramente me convidando ao cargo de delegado da gestão 2019/2021 e também tendo me incentivando a candidatar-me ao cargo de Presidente da Subseção, e aqui rendo a ele minha homenagem e admiração pela profícua gestão, pelo trabalho de excelência desenvolvido por tantos anos à frente desta subseção, certamente a OAB Loanda tem sua história marcada pela sua maestria na gestão e amor pelo que sempre fez. O seu apoio e a sua confiança em minha pessoa, foi fundamental na concretização desta conquista! Minha eterna gratidão! Em seu nome estendo os cumprimentos a todos ex-presidentes desta subseção presentes.

Cumprimento também, de uma forma muito especial, a Vice Presidente da CAA-PR, Dra. Kelly Cristina de Souza, em seu nome estendo os cumprimentos a todos advogados e advogadas presentes.

Não poderia deixar de fazer um especial agradecimento aos meus queridos amigos, diretores e diretoras que estão comigo, caminhando lado a lado nesta gestão: nossa vice-presidente Thaiz Pereira Lopes Pires; secretário-geral, Murilo Giglio de Souza, secretário-geral adjunto, Clovis Barbosa Braga, diretora-tesoureira, Jennifer Tomazelli Coltro e o delegado da Caixa Helder Peloso.

Formamos esta equipe acreditando na capacidade e boa vontade de cada membro, mas em pouco tempo nos tornamos grandes amigos com o mesmo objetivo, fazer a diferença, e juntos certamente faremos.

Minha esposa: Denise Buniotti, e meus Filhos Davi e Matias, saibam que eu os amo mais do que tudo neste mundo, e se algumas vezes falhei, sempre foi na tentativa de acertar e dar o melhor de mim! Vocês são essenciais na minha vida, na minha carreira como advogado, como servidor público, e certamente foi graças ao apoio incondicional de minha esposa que tive coragem de aceitar lançar minha candidatura, pois me apoiou desde o primeiro momento, e continua ao meu lado me ajudando e dando forças.

Meus filhos, talvez o único motivo que por instantes me fez hesitar em assumir esta missão; mas o homem deve aprimorar-se sempre mais, e como uma pedra bruta a ser desbastada evoluir ao ponto de deixar seu exemplo de vida, e neste exemplo quero educá-los e conduzi-los a se tornarem homens livres e de bons costumes.

Aos meus familiares rendo minha vida e tudo o que eu alcancei. Minha falecida avó Maria que eu chamava como “mãe” e meu falecido avô Leonardo, que tinha na figura do “pai”, que me criaram e me educaram dentro das suas limitações, porém com muito amor e sempre ensinando o melhor caminho a seguir.

Minha falecida avó sempre me dizia “filho quem muito dorme, pouco aprende!”. Quando jovem eu questionava sem entender, pois pouco dormia, mas hoje entendo bem o que queria dizer, não se tratava do dormir no sentido de descansar, mas o dormir no sentido literal do comodismo, do conformismo, e da omissão, e certamente isso fez toda diferença em minha vida!
Acrescento ainda meus tios maternos, com quem convivi como irmãos, porém os cuidados e atenção era de relação entre pais e filho, era como se tivesse mais 4 pais, e 4 mães, para me auxiliar, mas também para “puxar minha orelha” quando eu errava. A vocês: José Antonio, Salvador, João, Flavio, Jesuina, Neide, Mariza e Nice, minha eterna gratidão. E a você minha mãe, Carmela, só nós dois sabemos o quanto você sofreu, o quanto renunciou em meu favor, por amor, simplesmente por amor. Quantas provações tem sua história de vida, Devo-lhe a minha vida e a você quero dizer: “tudo que Deus faz é perfeito, ele nunca erra!”

Quero cumprimentar todos os jovens advogados e advogadas presentes nesta solenidade e manifesto aqui que temos que ter um olhar atento aos novos advogados e advogadas, pois são o futuro da advocacia!

Com muita gratidão no coração, quero agradecer todos os presidentes, vice-presidentes e respectivos membros das comissões desta subseção, que tiveram a coragem de disponibilizar seus nomes e sua força de trabalho, para junto a esta diretoria, servir a ordem, a advocacia e a sociedade nas Comarcas de Loanda, Santa Isabel do Ivaí e Nova Londrina! Meu muito obrigado! Contarei um pouco da minha trajetória, tenho 45 anos, sou nascido em Loanda. Morei toda minha infância com meus avós maternos. Estudei o ensino fundamental e médio no Colégio Estadual Guilherme de Almeida, com formação de técnico em contabilidade, profissão que exerci até me tornar advogado.

Fui atirador do Tiro de Guerra de Loanda. Participei da criação do Conselho da Comunidade de Loanda, participei do retorno de atividade do Conselho de Segurança de Loanda, fui presidente da Guarda Mirim de Loanda.

Comecei a trabalhar com 12 anos em escritório de contabilidade, estagiei no Banco Banestado, trabalhei grande tempo em distribuidora de bebidas e retornei para o escritório de contabilidade como contador, permanecendo até me tornar advogado.

Muitas coisas aconteceram, muitas histórias, muitos aprendizados e muitos amigos.

No ano de 2000, ingressei no Curso de Direito na UNIPAR, no câmpus de Paranavaí. Trabalhava durante o dia e a noite fazia o trajeto de ônibus.

Iniciei minha carreira como advogado em 2007, me especializando em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, e em Gestão Pública. Tornei-me servidor público no ano de 2014 como Advogado do município de Mirador-PR.

Na Ordem, exerci o cargo de tesoureiro da Subseção Loanda nas Gestões 2013/2015 e 2016/2018, presidida pelo então Amigo Dr. Braz Ramos Broietti, o qual rendo muita admiração, e gratidão, por ter confiado em mim e por tantos ensinamentos.

Na Gestão 2019/2021 fui Delegado da Caixa de Assistência dos Advogados desta subseção, tendo realizados inúmeros convênios, campanhas e participado da revitalização da sede da OAB.

Registro meus agradecimentos aos antecessores, que presidiram esta subseção: o saudoso Dr. Lysias Elias da Silva; e os presentes: dra. Sandra Regina Smaniotto, Dr. Jonas Keiti Kondo, Dr. Braz Ramos Broietti e Dr. Vadeir José Pereira, que deixaram um legado de dedicação e trabalho à ordem e à advocacia! Sem vocês não estaríamos neste patamar que estamos hoje!

Diante dos gigantes representantes da nossa advocacia, a minha responsabilidade como presidente é ainda maior! Mas o tamanho dessa responsabilidade é proporcional ao tamanho da minha vontade e da minha motivação e força de trabalho.

A Ordem tem como seus pilares a defesa do estado democrático de direito, da constituição federal e da cidadania. É sobre esses fundamentos que hoje tomo posse, tendo ao meu lado uma diretoria que se dedica a fazer da OAB subseção de Loanda, uma instituição cada vez mais forte, mais presente, mais inclusiva, transformadora e tenho certeza, que seguiremos avançando a cada dia!

Reforço a importância do diálogo com as organizações da sociedade civil, com o Ministério Público, e os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Mas reforço o compromisso que seremos intransigentes na defesa dos nossos direitos e prerrogativas; combateremos a hierarquização entre os poderes, e lutaremos por um sistema de justiça harmonioso e célere, em respeito aos direitos do cidadão; queremos uma advocacia regional valorizada e fortalecida, quebrar o estigma que “santo da casa não faz milagre!” com isso combater o aviltamento dos honorários advocatícios; trabalharemos de forma incessante em busca de melhores condições de trabalho junto aos tribunais e órgãos da administração pública, juntamente com a diretoria da seccional, que já vem realizando um trabalho com grande maestria, com inúmeras conquistas para a advocacia paranaense em tão curto espaço de tempo.

Nós, advogados e advogadas, não podemos esquecer nunca que o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável em seus atos e manifestações no exercício da profissão, portanto temos que receber o devido respeito e exigir a aplicação deste dispositivo constitucional.

Finalizo o meu discurso, dizendo que os desafios da advocacia pós-pandemia são muitos, o primeiro dele é reaproximar os advogados, trazê-los para a OAB que é sua casa, acompanhar as inovações trazendo cursos e palestras através da ESA e das comissões da subseção, trabalhar incansavelmente, mas também confraternizar, cuidar da saúde física e mental, sempre em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados.

Enfim, para superarmos os percalços da nossa profissão, precisamos não só de uma diretoria e membros de comissões atuantes e compromissados com a advocacia, mas de toda a classe unida e comprometida: pois se aqueles que forem escolhidos para presidir ouvirem aqueles que o escolheram, certamente o objetivo será alcançado!

Como presidente da OAB Subseção Loanda, eu prometo ouvi-los!

Obrigado a todos e que Deus nos abençoe nessa caminhada!