Novos advogados prestam juramento e ingressam nos quadros da OAB Paraná

Novos advogados ingressaram nos quadros da OAB Paraná nesta terça-feira (6), em cerimônia de compromisso coletivo realizada no auditório da seccional, recém-reformado com melhor iluminação e estrutura de acessibilidade. A solenidade foi presidida pelo diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira, e secretariada pela diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valerio. A mesa de trabalhos também foi composta pelo membro honorário vitalício e ex-presidente Alfredo de Assis Gonçalves Neto, o vice-presidente do Tribunal de Ética de Disciplina, ítalo Tanaka Júnior, e a conselheira federal Graciela Marins, que fez a saudação aos compromissandos.

O juramento foi feito por 58 bacharéis, agora advogados. Logo após a entrega dos certificados, foi exibido o vídeo do programa 6º Ano, voltado à advocacia iniciante.

“Ao elaborarmos esse projeto, pensamos no que seria necessário para o advogado começar a advogar – crédito para compra de equipamentos, certificado digital, serviço de recorte para receber as publicações, Jusbrasil para pesquisa de jurisprudência, todo um arsenal foi colocado à disposição de vocês. Temos muito orgulho desse projeto que tem 96% de aprovação nas pesquisas de satisfação”, afirmou Luiz Fernando Pereira.

Acolhida

Fernanda Valerio apresentou todos os outros benefícios oferecidos pela OAB Paraná e pela CAA-PR e falou da satisfação de acolher os novos colegas. “Hoje, além de receberem um novo sobrenome, que é número de Ordem, vocês recebem uma nova casa. Espero que se sintam acolhidos na OAB”, disse a diretora, que também aconselhou: “Lembrem-se sempre que aquele colega que está do outro lado, na sala de audiências, não é o seu inimigo. A ele, você deve urbanidade e respeito”, destacou.

Ao saudar os novos advogados e advogadas, Graciela Marins citou as maiores dificuldades vivenciadas pela advocacia na atualidade, especialmente a proliferação das faculdades de Direito sem a devida qualificação para formação de profissionais nesta área, porém deixou uma mensagem de otimismo. “Vocês estão ingressando numa instituição forte, respeitada, de luta, com uma história exemplar”, ressaltou.

Expectativas

Entre os novos advogados, Andryus Luiz de Araújo Colasso, 24 anos, formado pela Unefacear de Araucária, município onde pretende advogar, conta que sempre quis seguir uma carreira jurídica. “Alguns filmes e séries me serviram de inspiração. Sou único advogado formado na família e vejo pela frente muitos desafios”, disse Andryus, que pretende seguir na área previdenciária.

“Eu sempre soube que a advocacia era minha paixão. Apesar de muitos comentarem que o mercado está saturado há ainda muito espaço, novos temas, novas causas, com certeza tem espaço para desenvolver e crescer”, disse a nova advogada, de 25 anos, que se interessa pela área de direito e tecnologia. Para Amanda, que se formou pela Universidade Federal do Paraná, a cerimônia de compromisso na OAB tem um simbolismo. “É a primeira vez que venho, mas acredito que estarei aqui de forma recorrente. Achei muito legal a iniciativa do projeto 6º Ano, oferecendo ferramentas importantes para quem está começando”, afirmou Amanda.

“É gratificante estar aqui, ver que uma parte da jornada se completou. Fiquei muito contente de conhecer os benefícios da OAB e da Caixa de Assistência. Uma amiga disse que já aderiu à previdência. Isso me interessou também”, comentou o advogado Leonardo Dalla Costa, 24 anos, formado pela UFPR. Ele pretende seguir carreira na área do Direito de Energia, já que sempre estagiou em escritório especializado no tema.

Aos 41 anos, Mônica Baron Pereira Torres, que fez carreira em Publicidade e Propaganda, agora vislumbra outros desafios. “Resolvi fazer Direito porque sempre gostei e quis abrir novas possibilidades profissionais. A partir de agora, quero conhecer toda a estrutura da OAB, me aprofundar mais nos benefícios oferecidos. Sei que existe um leque de benefícios muito maior do que o de muitas outras profissões regulamentadas”, observou Mônica.