Novos advogados e advogadas ingressam nos quadros da OAB Paraná

Novos advogados e advogadas ingressaram nos quadros da advocacia nesta terça-feira (11) em solenidade realizada na sede da OAB Paraná e presidida pelo vice-presidente da seccional, Fernando Deneka. Também integraram a mesa o secretário-geral, Henrique Gaede, o ouvidor-geral Cleverson Gusso e a conselheira estadual, Maíra Marques da Fonseca.

O vice-presidente da OAB Paraná convidou todos a valorizarem seus próprios esforços como um símbolo para perseverar. “Lutem, trabalhem e honrem essa profissão. Sintam-se como se com a beca estivessem sempre vestindo vocês, por que ela simboliza a nossa armadura, que é a nossa profissão”, disse Deneka. Ele também convidou cada um a se lembrar de seus esforços pessoais. “Qual foi a sua luta para estar aqui?”, perguntou. “Pegue a sua luta e coloque ela como um pilar da sua vida. E todo dia lembre desse pilar e prossiga”, concluiu.

A nova advogada Carolina Schuertz Fernandes proferiu o juramento seguida pelos demais compromissandos.

João Francisco dos Santos representou os colegas diante da tribuna: “Não foi fácil chegar até aqui, mas glória da conquista é tão grande quanto seu desafio. Por mais desafiador que parecia esse caminho, nós estamos aqui”.

Em nome das novas advogadas, Rebeca Suelen de Lima se pronunciou e agradeceu aos pais, a Deus. “Estamos muito felizes por estar aqui e prestigiar esse momento ao lado de quem a gente ama”, disse emocionada.

Tino

Maíra Marques da Fonseca fez a saudação aos novos profissionais. “É fundamental que saíamos da casa da advocacia com a consciência de que fazemos parte de uma categoria. Se compreendermos que estamos em um grupo, vamos fortalecer a nossa profissão”, declarou a conselheira seccional.

A advogada fez votos de que os novos colegas em breve sejam elogiados pelo tino. “Esse é um elogio muito associado à nossa carreira. Tino é juízo, sensatez. Temos que ser zelosos, cautelosos, minuciosos. Precisamos ter tato, presença de espírito e precaução”, explicou Maíra. “É fundamental que a gente sempre ache beleza na nossa profissão, que por vezes é tão dura”, afirmou, acrescentando que um dos significados de ter tino é “saber caminhar no escuro”.

“A cada compromisso que eu participo aprendo um pouco mais e renovo minhas convicções sobre a nossa profissão”, refletiu Gaede. Ele contou que definiu como uma liturgia pessoal ouvir várias coisa que já conhece para reforçar sua crença na profissão e a celebração dos compromissos coletivos é uma oportunidade para isso.