Novo presidente da Alep expõe propostas de mudanças para a OAB Paraná

O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, recebeu na quinta-feira (3), a visita do presidente  da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado Valdir Rossoni (PSDB), e do primeiro-secretário da Casa, deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM). O novo presidente da Alep relatou à diretoria da Seccional as medidas de transparência que pretende implantar durante sua gestão. Algumas das medidas indicam que as reivindicações do movimento O Paraná Que Queremos, liderado pela OAB Paraná, podem vir a ser atendidas. “São novos ventos. O momento é de observar. Há uma esperança de que as mudanças se confirmem. Existem questões passadas que ainda precisam ser resolvidas, mas pelo menos há uma expectativa positiva para o futuro”, afirmou Glomb.

O movimento O Paraná que Queremos foi deflagrado em 2010 para pedir a moralização na Assembleia Legislativa, como reação da sociedade às denúncias veiculadas pela imprensa sobre a existência de Diários Secretos na Alep. O movimento uniu diversas instituições como a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), Associação Comercial do Paraná, Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), jornal Gazeta do Povo, conselhos representativos de classe, entre outras e pessoas físicas que aderiram à iniciativa ao assinar um manifesto. Também foram realizados atos públicos em várias cidades do Paraná, pedindo o fim da corrupção. O ato público em Curitiba contou com a participação do presidente e do vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante e Alberto de Paula Machado, respectivamente. 

Entre as demandas do movimento, atendidas nesta nova gestão da Assembleia, está a contratação de uma empresa renomada de consultoria para revisão da estrutura de cargos da Alep, anunciada na última quarta-feira (2) , com a contratação de uma auditoria da Fundação Getulio Vargas (FGV). O fim da edição dos Diários Secretos também foi confirmada. A gráfica da Alep foi desativada e lacrada. A partir de agora os atos da Assembleia passam a ser publicados pela Imprensa Oficial do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *