Entra no ar nesta terça-feira (22) o segundo episódio do podcast “Questão de Ordem”, produzido pela Comissão da Advocacia Iniciante da OAB Paraná. Nessa edição, o advogado Rodrigo Pironti fala sobre “Honorários advocatícios no início da carreira”. O programa é quinzenal e tem como objetivo disseminar informações relevantes para os advogados e advogadas em início de carreira. Os episódios estão disponíveis nos canais da Escola Superior de Advocacia no Spotfy, Deezer e Google Podcasts.
Pironti, que é ex-presidente da CAI, também é pós doutor em direito pela Universidade Complutense de Madri, doutor e mestre em Direito pela PUC-PR, diretor executivo e financeiro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo e diretor executivo do Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA).
“Sem dúvida, os advogados devem cobrar honorários justos, mas também temos que entender a advocacia está estabelecida em um mercado muito competitivo. E, dentro da realidade de vários os advogados, esses honorários se distinguem amplamente. Alguns advogados ainda estão no início da carreira, com suas bancas individuais, tentando se estabelecer no mercado. E outros já estão em uma banca maior, com mais experiência. Por isso, eu realmente acho que a cobrança de honorários tem que ser medida no caso concreto”, observou Pironti.
“É muito difícil dizer em um cenário econômico como o que estamos o que é aviltamento de honorários. Existem, claro, situações drásticas em que é evidente que há aviltamentos. Eu gosto muito do princípio da realidade. É fundamental entendermos que os honorário são bastante relevantes para cada um dos advogados, mas é importante que tenhamos a visualização da condição real dos advogados”, completou o convidado.