Nova diretoria da OAB Prudentópolis toma posse

Em solenidade realizada na sexta-feira (1º/7) o advogado Alysson Wolski foi  conduzido à presidência da OAB Prudentópolis.  Com ele, foram também empossados  a vice-presidente Cristiane Stadler Stecinski, a secretária-geral Rozane Machado Marconato, o secretário-geral adjunto Wilson Ariel Eidam e o tesoureiro Lucas de Almeida Chadi. A sessão solene foi presidida pela presidente da OAB Paraná Marilena Indira Winter. Coube ao vice-presidente Fernando Deneka a saudação aos novos dirigentes da subseção.

“Em nome da presidente Marilena Winter, tenho a honra de hoje representar a diretoria da OAB Paraná em casa. Sim, aqui me sinto em casa. Foi na OAB Prudentópolis que eu, advogado de Imbituva, como sempre digo com muito orgulho, aprendi a ser um líder de Ordem. E hoje, com humildade, vivencio a grande experiência de ser vice-presidente da OAB Paraná integrando uma diretoria tão competente, diversa e bem-preparada”, disse Deneka.

O vice-presidente destacou inicialmente a solidariedade da diretoria à comunidade ucraniana, lembrando que 75% da população da cidade descende de ucranianos. “‘A guerra é a antítese daquilo pelo qual lutamos na OAB. Nossa bandeira é a da democracia, da justiça, da fraternidade e da paz social”, afirmou.

Ele agradeceu a presença de todos os presentes, lembrando que a subseção foi criada em 1990, em atendimento ao pleito da advocacia local, liderada pelo Doutor Ayr Azevedo de Moura Cordeiro e por sua esposa, a advogada Vera Regina Grande Moura Cordeiro. “Sei que a nova diretoria da OAB Prudentópolis dará prosseguimento às lutas que tive a honra de aqui travar, assim como o Dr. Ayr, o Dr. Cosme de Carvalho, e as já citadas colegas Dr. Magali e Dr. Vera Regina, também pelo Dr. Luiz Carlos Antonio”, pontuou Deneka.

“Dr. Alysson, tenho certeza, lutará para manter o que foi conquistado até aqui e trabalhará por outros projetos que beneficiem a advocacia da região, especialmente com o apoio aos advogados que ainda têm dificuldade para se inserir nesse mundo virtual que agora veio para ficar. O caminho para seguirmos cumprindo com excelência nossa missão nesse mundo disruptivo passa por esse apoio da OAB e também pelo empenho de cada advogado e de cada advogada em seguir o primeiro dos mandamentos de Direito elencados por Eduardo Couture: estudar, pois “o Direito se transforma constantemente. Se não seguires seus passos, será cada dia um pouco menos advogado”.

Compromisso

“Faltam-me palavras para descrever tamanha alegria vivenciada nesta noite. Sinto-me lisonjeado em ocupar este cargo nesta relevante e renomada entidade, sobretudo em razão da confiança depositada pelos colegas advogados e advogadas que até aqui me conduziram. Sem dúvidas ser presidente é um desafio para mim, não somente por ser o mais jovem dos presidentes da OAB Paraná, ou por suceder presidentes que prestaram relevantes serviços à classe e a comunidade, dentre eles nada menos que o Vice-Presidente da Seccional do Paraná, Fernando, mas, principalmente, pela importância de nossa instituição junto da sociedade”, frisou Alysson Wolski.

Wolski lembrou que a OAB e o Judiciário brasileiro constituem os dois pilares máximos do Estado Democrático de Direito, palavras do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski. “Quero que meu legado nessa presidência seja marcado pelo compromisso, disciplina e visão. Visão daquele que sabe onde quer chegar e quais objetivos alcançar. Grandes resultados vêm do compromisso e disciplina. Pretendo usar dessa visão, aliada a muita dedicação para exercer a função a mim confiada”, comprometeu-se.

“Esta diretoria não pretende afastar-se desta responsabilidade. Esta diretoria não olvidará esforços em prol da sociedade, da advocacia, dos advogados. Um advogado forte é sinônimo de uma democracia forte e uma Constituição respeitada. Essa frase é da presidente Marilena. Comprometo-me, aqui, a fazer valer as prerrogativas dos colegas advogados. Não iremos admitir que o advogado e a advogada sejam agredidos em função de sua atuação profissional com a violação de suas prerrogativas e a desvalorização da profissão”, destacou.

Discurso - Presidente Alysson Wolski

Senhoras e Senhores, boa noite!

Excelentíssima senhora presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná, Dra. Marilena Indira Winter, primeira mulher presidente da OAB Paraná;
Excelentíssimo senhor vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraná, Dr. Fernando Estevão Deneka;
Excelentíssimo senhor Evaldo Hofmann Júnior, vice-prefeito do município de Prudentópolis;
Cumprimento a Dra. Rubia Carla Goeter, secretária geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná;
Cumprimento o Dr. Ítalo Tanaka Junior, vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR;
Cumprimento o presidente da OAB Prudentópolis gestão 2019/2021 e atual Conselheiro Estadual da OAB Paraná, Dr. Luis Carlos Antônio, estendendo, em seu nome, cumprimentos a todos os conselheiros estaduais aqui presentes;
Cumprimento o Dr. Dylliardi Alessi, Diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná e presidente da comissão de acompanhamento legislativo da OAB Paraná;
Cumprimento meus colegas de diretoria vice-presidente Dra. Cristiane Stadler Stecinski, a secretária geral Rozane Machado Marconato e o secretário geral adjunto Wilson Ariel Eidam;
Cumprimento o Dr. Rodrigo da Cruz, Delegado de Polícia Civil;
Cumprimento o Tentente Walla Schreiner, Comandante da 4ª CIA de Polícia Militar;
Cumprimento os colegas Presidentes de Subseções, antes nominados;
Cumprimento os senhores vereadores do município de Prudentópolis.
Uma especial saudação ao meu pai Osdival, minha mãe Roseli e minha noiva Nicole, aqui presentes. Saúdo a família e aos amigos,

Demais autoridades já nominadas,

Advogados e advogadas, Senhoras e senhores:

Faltam-me palavras para descrever tamanha alegria vivenciada nesta noite. Sinto-me lisonjeado em ocupar este cargo nesta relevante e renomada entidade, sobretudo em razão da confiança depositada pelos colegas advogados e advogadas que até aqui me conduziram.

Sem dúvidas ser presidente é um desafio para mim, não somente por ser o mais jovem dos presidentes da OAB Paraná, ou por suceder presidentes que prestaram relevantes serviços à classe e a comunidade, dentre eles nada menos que o Vice-Presidente da Seccional do Paraná, Fernando, mas, principalmente, pela importância de nossa instituição junto da sociedade.

A OAB e o Judiciário brasileiro, digo com desassombro, constituem os dois pilares máximos do Estado Democrático de Direito, palavras do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski.

Quero que meu legado nessa presidência seja marcado pelo compromisso, disciplina e visão. Visão daquele que sabe onde quer chegar e quais objetivos alcançar. Grandes resultados vêm do compromisso e disciplina.

Pretendo usar dessa visão, aliada a muita dedicação para exercer a função a mim confiada.

Também é necessário coragem. Acredito que tudo ao nosso redor, em verdade, foi construído por pessoas que tiveram coragem.

Marilena, que nossa gestão à frente da Ordem seja marcada pela coragem de buscar a garantia dos interesses da advocacia. Que tenhamos sempre a inspiração na bravura daqueles que um dia conquistaram os direitos que hoje estamos a defender.

Não tenho dúvidas que a advocacia vive um novo tempo, novos desafios no momento pós pandemia, de novos hábitos intitulados de “novo normal”.

Como em outra oportunidade Vossa Excelência, presidente Marilena, disse, “a pandemia mudou a nossa forma de viver; o momento impôs uma nova forma de exercer nossa profissão, temos que ter um olhar crítico – o que realmente vem para melhorar a vida da advocacia e o que é melhor ser realizado ainda de forma tradicional, por exemplo, com o trabalho remoto de juízes e servidores”.

Aqui lembro da finalidade da Ordem dos Advogados do Brasil: defender a Constituição e a sociedade, pugnar pela boa aplicação das leis e pela rápida administração da justiça. Mais que isso, promover a representação e defesa dos advogados.

Deneka, o cidadão brasileiro e os advogados esperam muito da Ordem. A OAB é voz que represente a defesa dos seus direitos.

Esta diretoria não pretende afastar-se desta responsabilidade. Esta diretoria não olvidará esforços em prol da sociedade, da advocacia, dos advogados.

Um advogado forte é sinônimo de uma democracia forte e uma Constituição respeitada. Essa frase é da presidente Marilena.

Comprometo-me, aqui, a fazer valer as prerrogativas dos colegas advogados. Não iremos admitir que o advogado e a advogada sejam agredidos em função de sua atuação profissional com a violação de suas prerrogativas e a desvalorização da profissão.

Daremos continuidade ao excelente trabalho realizado pela gestão que nos antecede, pelo Dr. Luís Carlos, buscando o aperfeiçoamento profissional dos colegas, especialmente por intermédio da Escola Superior da Advocacia, como assim já o fizemos, no mês anterior, em um grande evento jurídico qual obtivemos recorde de participantes nesta Subseção. Nesse mesmo sentido as comissões já formadas, igualmente em número recorde, garantem a participação efetiva de um expressivo número de advogados, constantemente aperfeiçoando-se e fortalecendo o sistema OAB.

Deneka, continuaremos a lutar pela tão necessária construção da nova sede da OAB Prudentópolis, dotada de soluções tecnológicas, oportunizando aos advogados as condições necessárias de trabalho, a fim de igualar as possibilidades do advogado que aqui milita aos grandes escritórios das capitais.

Conclamo os colegas advogados e advogadas pela união da classe. Com a chegada do processo digital, que já não é novidade, aliado a tecnologia das audiências virtuais impostas pela pandemia, vivemos dias de distanciamento. Que falta faz aquela ida ao fórum para a carga dos extintos processos físicos ou mesmo a realização de audiências presenciais. Se a tecnologia nos distanciou fisicamente, encontraremos os mais diversos meios para reunirmo-nos pessoalmente, como no dia de hoje, pelo que sou imensamente grato a presença de todos.

Escutei do presidente da Seccional do Paraná da anterior gestão, Cassio Teles, as acertadas palavras: “advogados e advogadas: precisamos estar unidos. É a união que nos dá respeito”.

Encaminhando-me para o fim deste pronunciamento devo agradecer aos meus colegas de diretoria, Cristiane, Rosane, Wilson e Lucas, assim como a delegada da Caixa de Assistência dos
Advogados Vânia, o coordenador da Escola Superior da Advocacia, Luiz Carlos e todos os diretores e membros das comissões, por toda confiança depositada, apoio prestado e trabalho realizado.

Não poderia deixar de agradecer aos amigos Deneka e Luís Carlos, que sempre incentivaram e oportunizaram-me fazer parte dos quadros da OAB.

À família, meus pais Osdival e Roseli meu agradecimento pela educação eu recebi, permitindo hoje aqui estar.

À minha noiva Nicole, obrigado por incondicional apoio em todos os meus projetos e também pela compreensão de tantos dias fora de casa em prol da OAB.

Aos amigos, aos colegas advogados e advogadas, muito obrigado pela presença de todos.

Viva a OAB, viva a advocacia.

Muito obrigado.