A nova diretoria da OAB Iporã tomou posse em cerimônia realizada no último sábado (22/2). A advogada Fernanda Pegorini Rufato foi reconduzida ao cargo de presidente da subseção. Ela estará à frente dos trabalhos ao lado dos advogados Robson dos Santos Viana (vice-presidente), Lilian Nogueira Antoniette (secretária-geral), Gisela Alves Dos Santos Trovo (secretária-geral adjunta) e Gustavo Jamil Balceiro Rahuan (tesoureira). A diretoria da OAB Paraná foi representada pelo secretário-geral adjunto, Eder Fabrilo Rosa.
O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas e reuniu as lideranças da região, como prefeitos, vereadores, policiais civis, militares e do Depen, empresários, presidentes, conselheiros e delegados da caixa de assistência.
“Assumo neste momento, pela segunda vez, por delegação da expressiva maioria das advogadas e advogados das Comarcas de Altônia e Iporã, o honroso cargo de presidente da OAB Subseção de Iporã, sendo desnecessário dizer da emoção e do sentimento de gratidão que me dominam e que, certamente, são o que sentem também todos os demais empossados”, disse Fernanda.
Em um breve balanço sobre os últimos três anos de gestão, Fernanda Rufato destacou conquistas como a Sala da Advocacia no Fórum de Iporã, a modernização da Sala da Advocacia e a construção do parlatório em Altônia, e outras ações visando a valorização da advocacia. “Nesse contexto, embora grandiosas as missões institucionais e corporativas que nos são conferidas, devemos admitir o lado sombrio, que inúmeras limitações ainda nos são impostas e nos afligem diretamente”, disse.
“Não raras vezes nossos colegas são verdadeiras vítimas quando se trata do desrespeito às prerrogativas, ou mesmo diante das elevadas custas que impedem o acesso à justiça, ou ainda após longo decurso processual nos depararmos com o arbitramento dos honorários ínfimos, quer sejam sucumbenciais ou da advocacia dativa, situações estas, no mínimo degradantes e que devem ser coibidas veementemente e este tem sido o papel desempenhado pela OAB, lutar em prol dos advogados e advogadas, coibindo a capitação de clientela, fiscalizando aqueles que caminham contra o estatuto, isso para que todos tenham respeitados seus direitos e consigam obter honorários dignos”, sustentou Fernanda.
“Assim agindo não estamos apenas defendendo o amplo exercício da advocacia, mas, sobretudo, cumprindo nosso papel institucional de defesa da cidadania, conforme atribuições a nós conferidas pela Constituição Federal”, acrescentou a presidente da subseção. “Nos próximos três anos continuaremos a fazê-lo, assim como vamos continuar a punir aqueles poucos que se desviam dos preceitos éticos”, afirmou.
“Nossa posse foi uma festa maravilhosa em que, sem dúvidas, laços foram firmados para o bem da advocacia e sociedade da Subseção de Iporã”, Fernanda comentou após o evento.










