O ouvidor-geral do Conselho Federal da OAB e presidente do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (COADEM), José Augusto Araújo de Noronha, conduziu nesta terça-feira (28/11) o Encontro da Jovem Advocacia do Mercosul. O evento é realizado paralelamente à programação da 24ª Conferência Nacional da Advocacia, em Belo Horizonte.
O painel contou com a participação da diretora da Jovem Advocacia da OAB Paraná, Fernanda Valerio, e da advogada paranaense Mariana Keppen, presidente da Comissão de Compliance e Anticorrupção Empresarial da OAB Paraná, que falou sobre compliance e as oportunidades para a jovem advocacia.
Também estiveram em pauta discussões sobre a jovem advocacia no âmbito do Mercosul, tema abordado pelas advogadas Rut Vaz e Flávia Pereira, coordenadoras das Comissões do COADEM e Colégio de Advogados do Uruguai. O presidente do Colégio de Advogados “General Roca” Argentina – Membro da Comissão Jovem Advogado do COADEM, Nicolás Diaz, falou sobre Prerrogativas e Acesso à Justiça.
“É natural que os países irmãos reunidos pelo COADEM fizessem parte deste que é o maior evento jurídico do mundo, com 22 mil participantes”, destacou Noronha.
O presidente da Federação Argentina de Colégios de Advogados (FACA), José Luis Lassalle, exaltou o importante intercâmbio entre a advocacia do Cone Sul, por meio do COADEM. Também citou a importância de debater a inserção dos jovens advogados no mercado de trabalho, citando a diretora da Jovem Advocacia da OAB Paraná, presente ao painel.
Fernanda Valerio apresentou uma visão sobre o mercado da jovem advocacia brasileira e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais em início de carreira. “Não há como fugir das consequências da proliferação dos cursos jurídicos no país e da baixa qualidade deste ensino, mas foi possível verificar, guardadas as proporções, que o cenário enfrentado no Brasil se repete também nos demais países do Mercosul”, observou a diretora da OAB Paraná.