Neste 5 de junho, OAB Paraná reitera compromisso com a preservação do meio ambiente

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a OAB Paraná reitera o seu compromisso com a preservação ambiental e reforça a importância da responsabilidade de cada cidadão em relação à causa.  Ao longo das últimas décadas, a seccional vem atuando em diversas frentes por meio de suas comissões, adotando ações ancoradas no tripé sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade.

Energia limpa com a instalação de painéis solares

Pioneira ao aderir ao Pacto Global e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a OAB Paraná concluiu a instalação de painéis de energia solar nas sedes da seccional e das subseções. Além de gerar economia, a medida é ambientalmente eficiente, uma vez que a energia solar não gera emissão de qualquer poluente ou outro impacto ambiental.

Em outra ação inédita, a OAB Paraná mantém os jardinetes Erailto Thile e Ervin Ofner, localizados na Rua Cecília Meireles e na Rua Vitório Foggiato, respectivamente. A adoção das áreas verdes foi fruto de um acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba fechado há sete anos.

Os espaços foram revitalizados pelos arquitetos Gilmar de Lima e Bettina Pansera, do Instituto Atmosfera 2, e entregues à comunidade em 2018. Além de abrigar por um período a escultura “Homem Planta”, posteriormente instalada na sede da OAB Paraná com acesso visual da via pública, após atos de vandalismo contra a obra, os jardinetes ganharam um projeto paisagístico que priorizou plantas nativas e novos brinquedos para os parquinhos infantis.

Campanhas e coleta permanente de lixo eletrônico

Para incentivar a reciclagem e demonstrar o potencial de reaproveitamento de materiais, a seccional paranaense firmou com a empresa Eco Local para converter lixo reciclável em bancos, pavimentos, revestimentos de paredes, lixeiras, vasos e outros objetos. Os bancos produzidos estão dispostos no jardim da sede da seccional.

A reciclagem está presente em todos os processos da OAB e a seccional cede espaço para a coleta permanente de lixo eletrônico que requer descarte específico, como computadores, monitores, televisores, rádios e equipamentos de som, aparelhos de telefone e celulares, aparelhos de fax, impressoras, câmeras fotográficas, CDs, entre outro. As iniciativas costumam resultar em coletas de mais de uma tonelada de resíduos.

Incentivo ao uso de diferentes tipos de modais

O incentivo ao uso de diferentes tipos de modais, entre os quais a bicicleta, também está na pauta da instituição. A sede conta com um bicicletário no estacionamento e, mais recentemente, foi instalado um ponto de recarga de baterias de carros elétricos no mesmo local.

Além das ações permanentes, uma série de campanhas baseadas no tripé sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade movimentam a advocacia. O Projeto Moda, Sustentabilidade e Solidariedade, por exemplo, possibilitou a confecção de vestidos e conjuntos infantis a partir de peças de vestuário adulto doadas por advogados e advogadas.

Consumo consciente e solidariedade

A ação beneficiou a Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer (Instituto AMA), a Sociedade Crescer, de apoio a crianças carentes localizada na Vila Zumbi (Colombo) e outras instituições.

A OAB Paraná também acompanha de perto debates sobre importantes áreas de preservação ambiental do estado como o Parque Nacional do Iguaçu e a Área de Preservação Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, na região dos Campos Gerais.