O Paraná é o 14º. estado a receber um Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). O secretário Nacional de Justiça, Pedro Abramovay e o Procurador-Geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto assinam o acordo de cooperação para implantação do LAB-LD do Ministério Público do Paraná nesta quinta-feira (2), às 11h30, no Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça. O LAB-LD é um centro difusor de técnicas e métodos para a produção de informações voltadas à investigação de crimes que disfarçam a origem de recursos ilegais.
A instalação da unidade é feita em três fases e o Termo de Cooperação tem vigência até 31 de dezembro de 2011 podendo ser prorrogado. Esse termo inclui a aquisição de equipamentos e programas de computador, a replicação de metodologias e o treinamento de profissionais.
A implantação de unidades do LAB-LD é uma das ações estruturais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para o enfrentamento à corrupção e ao crime organizado. Implantando em maio de 2006, mediante convênio do Ministério da Justiça com o Banco do Brasil para o financiamento do projeto, o LAB-LD foi premiado como destaque na edição 2007 do Prêmio Nacional de Excelência em Informática Pública, recebendo ainda o título de melhor inovação tecnológica. Ao todo já foram assinados 13 convênios para a instalação de LAB-LD em diversos órgãos de oito Unidades da Federação (ES, BA, DF, RS, GO, MG, RJ e SP).
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça