MORRE CAIO MÁRIO DA SILVA PEREIRA

Faleceu ontem, 27/1, no Rio de Janeiro, onde será enterrado na tarde desta quarta-feira, 28/1, o ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Caio Mário da Silva Pereira. O presidente nacional da OAB, Rubens Approbato Machado, lamentou a perda do ilustre advogado e enviou condolências aos seus familiares.

Caio Mário tinha 90 anos e presidiu o Conselho Federal da OAB no período de 1/4/1975 a 1/4/1977. Mineiro de Belo Horizonte, onde nasceu a 9 de março de 1913, exerceu vários cargos públicos e participou ativamente da OAB, tanto no Conselho Federal quanto na Seccional mineira.

Em 1978, durante o governo do general Ernesto Geisel, Caio Mário apresentou, na VII Conferência Nacional da OAB, a tese “Direitos Humanos: conceito abstrato, conceito realista”, na qual buscava uma aproximação de dois conceitos afirmando pouco valer a proclamação da existência dos direitos supra-estatais inerentes à pessoa humana se sua efetivação dependesse das contingências do momento.

Declarou ainda que, se faltava à OAB poder material, a entidade reunia poder moral para continuar a luta pela preservação dos direitos humanos e do retorno ao estado de direito no país.