Memorial da OAB Cascavel guarda a história dos pioneiros da advocacia

Uma iniciativa sem precedentes guarda a história dos pioneiros da advocacia de Cascavel. Inaugurado na sede da subseção da OAB, o memorial leva o nome de Altamiro José dos Santos, referência em ética e no estudo permanente requerido pela profissão, é fruto de um cuidadoso trabalho de captação e seleção de documentos.

“Foram dois anos pedindo às famílias dos primeiros advogados documentos e objetos relevantes. Levamos meses separando caixa por caixa. O resultado é um memorial para preservar nossa história e homenagear o Dr. Altamiro, que nos legou obras frutos dos seus estudos. Ele pode inspirar as novas gerações”, diz a advogada Eneida Tavares de Lima Fettback, vice-presidente da Comissão do Memorial Histórico e membro de uma família com três gerações de advogados. Seu pai, João Tavares de Lima, foi um dos fundadores da OAB Londrina e trabalhou pela instalação do curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde viria a lecionar.

Presenças

A emoção marcou a solenidade de inauguração do memoria, em agosto. Além da família de Altamiro José dos Santos, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades. Entre os presentes estavam os ex-presidentes da OAB Cascavel Mauricio Monteiro de Barros Vieira, Armando Marcon, Marcos Vinicius Dacol Boschirolli, Charles Daniel Duvoisin e Jurandir Ricardo Parzianello Junior.

Alguns dos advogados que participaram dos primeiros anos da subseção também marcaram presença, celebrando o legado e o progresso da advocacia na região. O presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio, destacou que o espaço nasce com a missão de ser “um centro de referência para a advocacia, permitindo uma imersão na trajetória da subseção e proporcionando uma experiência educativa e inspiradora que continuará sendo escrita pelos nossos sucessores”.

Recursos

O memorial reúne áreas de exposição interativas, vitrines com documentos históricos, fotografias e objetos significativos para a história da advocacia. Instalado na sede em meio às celebrações dos 50 anos da OAB Cascavel, o memorial foi viabilizado com recursos do Programa de Financiamento da Excelência da Advocacia Paranaense (Proex). O programa foi lançado pela OAB Paraná em 2022 para dar premiar a excelência na gestão e dar autonomia às subseções na gestão de seus recursos.

O projeto passou por um rigoroso processo de seleção, incluindo a apresentação detalhada e justificativas para sua relevância histórica e cultural. “Dentre os projetos das subseções este se destacou. A escolha é feita por uma comissão com diretrizes claras de avaliação”, diz o diretor-tesoureiro da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, ressaltando a singularidade da iniciativa. “Cascavel faz história como primeira subseção no Paraná a realizar algo assim. Não há nada parecido, nem mesmo na seccional”, enfatizou.