O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Luiz Fernando Keppen, recebeu a cidadania honorária da Câmara de Curitiba em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (22/3). Natural de União da Vitória, Keppen graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1986. Desde então, começou sua atuação jurídica na capital paranaense. Dentre outras atividades, foi membro do Conselho de Defesa do Consumidor e diretor da Associação dos Magistrados do Paraná.
A iniciativa partiu do vereador Bruno Pessuti, tendo sido aprovada por unanimidade por todos os vereadores. A sessão solene de entrega foi conduzida pelo presidente da Câmara, Marcelo Fachinello. Além dos vereadores e do homenageado, compuseram também a mesa o governador em exercício do Paraná, Darci Piana; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Gilberto Giacoia, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT9), desembargador Célio Horst Waldraff; a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter; e o ex-governador Orlando Pessuti, representando o Movimento Pró-Paraná, do qual é vice-presidente.
Em sua saudação aos presentes, Bruno Pessuti destacou a relevância da OAB no âmbito nacional e o fato de a seccional ter, pela primeira vez, uma advogada como presidente. Ele também falou sobre a trajetória profissional do homenageado. “Esse título é uma celebração dos valores que defendemos. Os valores da justiça, de dedicação ao serviço público e, principalmente, um compromisso inabalável com a nossa sociedade”, disse o vereador antes da entrega do título ao desembargador.
A presidente da OAB Paraná também se manifestou durante a cerimônia. “Sinto-me muito à vontade para enaltecer o trabalho do desembargador Keppen por sua trajetória de homem justo e de magistrado competente, dedicado a renovar e ampliar o acesso à justiça. Nosso Tribunal de Justiça é exemplo para todo o país e ele merece parabéns também por isso. Quero também destacar ainda aquilo que para a advocacia talvez seja hoje o mais importante: o bom trato e a abertura para os pleitos da classe e da sociedade em seu clamor pela justiça. Cito, como exemplos, a retirada do projeto de lei que propunha o aumento das custas judiciais e também o respeito ao programa da advocacia dativa. Ambas as ações revelam grande sensibilidade e elevado senso de democracia e justiça”, destacou Marilena Winter. Lembrando que é também nascida em União da Vitória, a presidente destacou também que é um grande orgulho endossar a homenagem a um conterrâneo.
Keppen agradeceu a todos e estendeu a homenagem a toda a magistratura. “Esta homenagem deve-se sobretudo às gerações de magistrados que me antecederam. A justiça se personifica nos juízes e nas juízas, porquanto magistrados são faróis do sentido correto da ação humana”, destacou.
A solenidade foi encerrada com a advogada Mariana Keppen lendo mensagem da irmã, Raffaela, que assistiu a solenidade remotamente. A manifestação destacou o orgulho e o respeito que as duas filhas têm pelo homenageado.