A professora Melina Fachin foi empossada, na manhã desta sexta-feira (2/8), como diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR para a gestão 2024-2028. Ao seu lado, tomou posse como vice-diretor o professor Rui Carlo Dissenha. Melina Fachin substitui o professor Sérgio Said Staut Júnior. Ela é a segunda mulher a ocupar o posto.
O reitor Ricardo Marcelo Fonseca, presidiu a mesa, que contou também com Gabriel Canova, do Centro Acadêmico Hugo Simas. A solenidade foi transmitida pelo Youtube e pode ser revista neste link. A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, prestigiou a cerimônia.
Primeiro a discursar após a assinatura dos termos de posse, Staut Júnior manifestou sua gratidão ao reitor Ricardo Marcelo, a todo o corpo docente, aos servidores da UFPR e aos alunos. Ele relembrou as condições em que tomou posse, há quatro anos, no auge da pandemia de covid-19 e as dificuldades com a escassez de recursos para o ensino público. Apesar dos desafios destacou: “o orgulho e a felicidade de ocupar essa cadeira só não foram maiores que a responsabilidade dessa função”. Staut também dirigiu agradecimentos à sociedade brasileira “que financia e deposita esperanças nesta universidade”.
O novo vice-diretor Dissenha defendeu a relevância de que a faculdade de direito seja cada vez mais humana, para preparar profissionais conhecedores das questões sociais e “orientados para a formação de uma sociedade mais paritária, mais plural, mais rica em igualdade e mais feliz”.
Amor
Muito emocionada, Melina Fachin dirigiu-se aos presentes afirmando, logo após as saudações: “Quando penso na Faculdade de Direito da UFPR, o que me vem é um profundo amor. É um amor que permeia passado, presente e certamente o futuro. Esse amor começou antes mesmo de eu aqui estudar. Se consolidou durante os meus anos como discente, amadureceu na docência e continua a crescer agora, quando assumo esta nova responsabilidade”.
Dentre lembranças do tempo de graduação, Melina Fachin destacou o doutoramento da mãe, a desembargadora aposentada Rosana Fachin, pontuando que isso ocorreu depois do doutoramento do pai. “Mesmo em lares mais equilibrados, como o nosso, as tarefas cotidianas refletem as assimetrias de gênero. Foi um exemplo inestimável para mim. Seja porque registrei o papel potente das mulheres, seja porque compreendi naquele exato momento a magnitude do programa de pós-graduação da UFPR”, disse.
O reitor Ricardo Marcelo Fonseca reafirmou o papel do setor como “escola de cidadania” e afiançou seu apoio e colaboração para a nova gestão tenha toda a força. “A faculdade não poderia estar em melhores mãos. Fico na reitoria até o fim deste ano, mas vocês poderão contar comigo sempre”, frisou.
A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, ressalta o alto nível acadêmico da advogada e professora. “Melina Fachin representa a excelência no direito como pesquisadora, professora e advogada de referência nacional. O Curso de Direto mais tradicional do nosso estado, da Universidade Federal do Paraná está em excelentes mãos, pois temos certeza que, ao lado do Professor Rui Dissenha, terá uma direção voltada ao ensino jurídico de qualidade, humanista e inclusivo”, observou.
Perfil
Além de compor o corpo docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Melina Fachin é pesquisadora visitante da Escola de Direito da Universidade de Harvard. A UFPR é sua alma mater. Ali graduou-se em Direito em 2006. Depois, obteve os títulos de mestre em Direitos Humanos e de doutora em Direito Constitucional na PUC-SP. Cursou o pós doutoramento no Instituto de Direitos Humanos e Democracia na Universidade de Coimbra.
É autora de obras e artigos nos campos do Direito Constitucional, dos Direitos Humanos e do Constitucionalismo feminista. Integra p Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná e a Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná. Na gestão 2020-2024 foi vice-diretora do setor de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Presenças
Além de autoridades da universidade, também prestigiaram a solenidade o ministro do STF Luiz Edson Fachin, os presidentes do TRT9, Célio Waldraff; o presidente do Tribunal Federal da 4ª Região, Fernando Quadros da Silva; o presidente do TJ-PR, Luiz Fernando Keppen; o vice-presidente corregedor do TRE, Luiz Osório Panza; o vice-presidente do TJ-PR, Fernando Antônio Prazeres; a diretora do Foro da Seção Judiciária do Paraná, Luciana da Veiga Oliveira; o diretor jurídico brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Delazari; o diretor-presidente da OABPrev Paraná, Manuel Justo da Silva; os conselheiros estaduais da OAB Paraná Rodrigo Kanayama e Ana Carla Harmatiuk Matos; e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fabiano Piazza Baracat.
Estiveram ainda presentes Vanessa Karam de Chueire Sanches, representando a escola judicial do TRT9; Bernardo Guimarães, representando o Instituto dos Advogados do Paraná, Marize Cecília Winkler, representando a Apajufe; Olympio de Sá Sottomaior Neto, representando o MP-PR; e Antônio Vitor Barbosa de Almeida, coordenador de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Paraná.