A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou nesta quarta-feira ( 5/7), da cerimônia de posse dos membros da Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Foram empossados os magistrados Guilherme Frederico Hernandes Denz e Anderson Ricardo Fogaça como juízes de direito efetivos, e Andrea Fabiane Groth Busato e Plínio Augusto Penteado de Carvalho, como juizes de direito substitutos. A sessão foi conduzida pelo presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Coimbra de Moura, e contou com a participação, de forma remota, do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen.
Ao discursar em nome da advocacia, Marilena Winter lembrou que o Brasil já não se porta com a apatia política que marcou tempos relativamente recentes da história do país. “Graças à multiplicidade de canais de comunicação, incluindo as redes sociais, os fatos políticos e sociais já não são vistos como acontecimentos distantes, desconectados da vida cotidiana. Muitos brasileiros hoje sabem que as ações e omissões dos três poderes têm impacto direto sobre suas vidas. Acompanham a taxa de juros, as declarações dos ministros, as decisões das cortes superiores, as votações no Congresso. E isso é muito bom. É o ambiente desejável para que o Estado Democrático de Direito vigore plenamente”, afirmou.
A presidente da OAB Paraná destacou iniciativas do tribunal, como a Ouvidoria da Mulher e o projeto Gralha Confere, e enfatizou a necessidade de se avançar coletivamente nos debates políticos. “Que sejam ao mesmo tempo profundos e serenos. Que se realizem dentro dos parâmetros democráticos, regidos pela urbanidade, pelo respeito ao contraditório, pelo equilíbrio de forças. No campo eleitoral, esse esforço volta-se para garantir que o envolvimento do eleitor e a atuação de partidos, federações e candidatos ocorram em consonância com a Lei Eleitoral, com eleições limpas, livres de notícias falsas”, disse.
Ao final da cerimônia, o presidente do TRE-PR, Wellington Coimbra de Moura, cumprimentou a presidente Marilena Winter pela presença constante no TRE, defendendo os interesses da advocacia paranaense. Coimbra de Moura elogiou a atuação dos magistrados que assumem as vagas de juízes efetivos e substitutos. “Essa conquista é resultado do compromisso com a justiça eleitoral que pautou a carreira desses novos membros da corte no tribunal”, afirmou.