Marilena Winter participa da cerimônia de sorteio das urnas auditadas no primeiro turno das eleições municipais

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou na manhã deste sábado (5/10), no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), da cerimônia de sorteio das urnas para auditoria de votação eletrônica referente ao primeiro turno das eleições municipais que acontece neste domingo, 6 de outubro. O sorteio das urnas que serão auditadas no domingo foi transmitido pelo canal do TRE-PR no Youtube.

Marilena Winter integrou a mesa de abertura ao lado do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, do corregedor eleitoral e vice-presidente do tribunal, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, o promotor eleitoral Rodrigo Leite Ferreira Cabral, a diretora geral do TRE, Solange Maria Vieira, e a juíza eleitoral e presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Mychelle Pacheco Cintra Stadler.

A presidente Marilena Winter destacou que a OAB Paraná tem acompanhado todo o processo eleitoral no estado e lembrou que a advocacia paranaense tem sido parceira do TRE-PR nas campanhas em prol de eleições pacíficas, no enfrentamento ao assédio eleitoral e no combate às notícias falsas.

“Este momento é de grande importância no sentido de se transmitir a toda a população a segurança deste processo, que garante a igualdade e dá voz no mesmo tom a todos os cidadãos, efetivando o que consta na nossa Constituição”, afirmou Marilena. “É dever de todos, da sociedade, dos poderes do Estado, assegurar a igualdade entre todas as pessoas e promover a liberdade de manifestação. Esta cerimônia inaugura o momento mais importante de uma democracia. Sentimo-nos honrados em compor a mesa, orgulhosos de todo o processo que vem sendo desenvolvido no TRE do Paraná”, acrescentou.

O sorteio das urnas integra a fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação, previsto na resolução 23.376 de 2021, do Tribunal Superior Eleitoral, a fim de garantir a transparência dos procedimentos e a integridade das urnas eletrônicas. O TRE do Paraná deve promover auditoria em 35 urnas eletrônicas. A presidente da Comissão de Auditoria explicou como será todo o procedimento. Confira aqui mais informações sobre a auditoria.