Marilena Winter fez palestra na II Conferência Estadual da Mulher Advogada do Piauí

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou nesta quinta-feira (20), em Teresina (PI), da II Conferência Estadual da Mulher Advogada, que teve como tema “ Insistimos, persistimos e avançamos, somos filhas de Esperança”.

O encontro foi concebido para construir um espaço de trocas entre mulheres advogadas, com a participação de outros setores da sociedade civil, para a promoção e valorização da advocacia feminina. A conferência homenageou Esperança Garcia, reconhecida simbolicamente como a primeira advogada do Piauí.

Marilena Winter participou do primeiro painel: Insistimos, Persistimos e Avançamos – A Efetiva Participação das Advogadas no Sistema OAB, ao lado de Fides Angélica, membro honorária vitalícia da OAB-PI; Daniela Borges, presidente da OAB Bahia; Eduarda Mourão, presidente da ABMCJ/PI; e Cristiane Damasceno, conselheira federal pela OAB-DF e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada.

Insistir

Em sua exposição, a presidente da OAB Paraná lembrou que a luta das mulheres para abrir espaço na advocacia é quase tão antiga como a própria profissão e evocou três nomes que representam a capacidade das mulheres advogadas de insistir: Carphania, a primeira advogada de que se tem notícia pelos textos históricos latinos; Esperança Garcia, a homenageada; e Myrthes Gomes de Campos, a primeira a ingressar nos quadros da OAB.

“A batalha de cada uma delas exemplifica a capacidade que temos de insistir. Elas seguiram em suas batalhas pelo Direito e pela Justiça sem a sorte de, como nós, poder contar umas com as outras. A nós, além da reverência, cumpre seguir na luta”, afirmou Marilena.

Persistir

A presidente da seccional também apresentou dados sobre a desigualdade entre homens e mulheres. “Esses desafios, claro, não são exclusivos da advocacia. Mas nos afetam duplamente. Afinal, somos parte da mão-de-obra feminina e somos também a classe que tem por missão promover a efetividade do direito e da Justiça para toda a sociedade. Persistir, portanto, é palavra de Ordem”, destacou Marilena.

Avançar

Os avanços foram citados pela presidente, que também apontou os desafios. “No âmbito político, precisamos de cotas de ocupação nos parlamentos e não apenas de cotas eleitorais que fomentam candidaturas-laranja. No âmbito da nossa OAB nosso desafio é fortalecer a rede de apoio mútuo para que mais mulheres possam conciliar a vida familiar e profissional com as atividades voluntárias da nossa instituição.”