A OAB Paraná e a OAB Cascavel realizaram na noite de quinta-feira (7) a cerimônia formal de posse da nova diretoria, bem como da delegada da CAA e do coordenador da ESA, além de conselheiros da subseção. Foram empossados o presidente Alex Sander da Silva Gallio, a vice-presidente Deisi Cardoso, o secretário-geral Josnei Oliveira da Silva, a secretária-geral adjunta Clarissa Lopes Alende Sgarioni e o tesoureiro Charles Pereira Lustosa Santos.
O evento, que aconteceu no auditório da Acic, contou com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais, além de advogados e familiares.
A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, desejou boa sorte para a nova diretoria, elogiando a atuação dos advogados cascavelenses. “É uma cidade com uma advocacia pujante. A posse é um ato muito simbólico, mesmo que o presidente e a diretoria já estejam trabalhando desde o primeiro dia do ano”, explicou. Para Marilena, a OAB cumpre o relevante papel de ser um dos pilares da democracia. “Parabéns a todos os colegas por vestir a camisa da OAB”, disse.
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, elogiou a atuação da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil na cidade. “Quero agradecer essa instituição quase centenária, que se tornou uma ferramenta extraordinária. Uma instituição respeitada, reconhecida, que defende a população brasileira e aqui em Cascavel não é diferente”, afirmou Paranhos.
Em seu discurso, o presidente Alex Gallio agradeceu seus familiares e garantiu que seu objetivo é trabalhar em sincronia com a Seccional do Paraná.
“Agradeço meu pai, minha esposa, meus amados filhos, minha madrinha, minha sogra, minhas irmãs, o suporte dado por vocês foi super-importante para que eu tivesse aqui hoje. É com grande satisfação, honra e entusiasmo que confiamos na Dra. Marilena e no seu sistema que visa valorizar a advocacia, principalmente do interior”, anunciou Alex. (Confira abaixo a íntegra do discurso)
O ex-presidente Jurandir Parzianello enalteceu o trabalho voluntário que advogados desenvolvem através das comissões. “Com espírito desprendido, trabalham em favor da advocacia e da sociedade”.
O ex-presidente da OAB PR, Cássio Lisandro Telles, enfatizou o trabalho desenvolvido pela OAB Cascavel. “São aguerridos advogados que orgulham a profissão”. Também estiveram representando a seccional o vice-presidente Fernando Deneka, o diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira, a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Adriana D’Ávila Oliveira, e o diretor da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Cleverton Cremonese de Souza.
Fonte: OAB Cascavel
Boa noite
Agradeço o Grande Arquiteto do Universo, que permitiu estarmos aqui no dia de hoje. De modo especial, agradeço a meus pais, Maria de Lourdes e Raymundo Gallio; minha esposa, minha Princesa e porto seguro, e também advogada Andressa; meus amados filhos Ruan e Matheus, minha irmãs Alessandra e DAyana; minha Dinda Mara Lucia que veio também prestigiar; Dona Ivanir que cuida de mim como se filho fosse; e meu sócio e mentor Marcos Boschirolli; sem o apoio e suporte de vocês, certamente não estaria aqui juntamente com toda diretoria e conselho, representando aproximadamente 3.300 advogados.
Disse certa vez o grande poeta paranaense Paulo Leminski:
Não discuto
não discuto
com o destino
o que pintar
eu assino
Eis-me aqui!
Em nome da diretoria e do conselho da gestão 2022/2024, cumprimentamos a todos os colegas advogados e advogadas presentes, os amigos e amigas e as autoridades já nominadas. É uma honra tê-los aqui. E cumprimentamos a mesa diretiva na pessoa da nossa presidente da seccional, Dra. Marilena Indira Winter. É com grande satisfação, honra e entusiasmo, que fazemos parte da primeira gestão da OAB PARANÁ comandada por uma ADVOGADA. Confiamos, Dra. Marilena, na sua competência, empenho e dedicação no Sistema OAB, que visa valorizar a advocacia, com atenção especial para o interior. E como falei na primeira vez que conversamos, conte sempre com a nossa subseção, estamos aqui para ajudar a construir uma OAB mais forte e uma Advocacia mais valorizada. Nosso objetivo é trabalhar em sintonia com a SECCIONAL.
Quero agradecer a todos os ex-presidentes que nos antecederam aqui na Subseção de Cascavel, E OS MENCIONO PARA REVERENCIAR O QUE FIZERAM.
Octacílio Ribeiro da Silva
Mario Katuo Kato
Edi Siliprandi
Altamiro José dos Santos
Antonio Arnaldo de Bona
Juarez Alberto Dietrich
Armando Luis Marcon
Maurício Monteiro de Barros Vieira
Antonio Linares Filho
Nerilda Bittencourt Vendrame
Marcos Vinícius Dacol Boschirolli
Luciano Braga Cortes
Juliano Huck Murbach
Charles Daniel Duvoisin
Jurandir Ricardo Parzianello
Honramos a tudo que vocês representam e representaram para a advocacia cascavelense, mas sobretudo para o desenvolvimento dessa progressista cidade.
Nossa GRATIDÃO também a todos diretores e conselheiros que nos antecederam. Se somos essa subseção aguerrida, que busca constantemente fazer a advocacia valorizada, uma OAB FORTE e PROTAGONISTA, é porque vocês trilharam esse caminho com muito trabalho e dedicação em prol da nossa classe.
Hoje, após 7 meses de trabalho, sabemos perfeitamente o que representa SERVIR essa entidade que busca constantemente apoiar o advogado e a advogada. Todos os ex-presidentes deixaram um legado, sem dúvidas. Mas não posso deixar de mencionar, especialmente, o Jurandir, o Jura para os amigos, pois foi o presidente que pude estar lado a lado desde o início. Ele buscou desde o primeiro dia de sua gestão, juntamente com o Paulo Pegoraro, Juliano Tolentino, Silvia Massaro e Rossana Nascimento, trazer a advocacia para dentro da OAB. Através deles, fez da nossa sede o local de encontro da advocacia regional. Antigamente usávamos os fóruns para nos encontrarmos com os colegas, hoje é a nossa sede. Mais que isso. Desde o primeiro até o último dia de sua gestão, o Jurandir e toda diretoria não mediram esforços para INTEGRAR, ACOLHER E UNIR a advocacia cascavelense. Queremos e estamos, também, nos esforçando como vocês, para fazermos uma OAB UNIDA e PARA TODOS. A semente que a gestão 2019/2021 plantou, estamos regando com grande devoção para que frutifique.
Recentemente li um livro chamado “Como os Advogados Salvaram o Mundo”, do autor José Roberto de Castro Neves, título que me chamou a atenção, pela pretensão do tema. É a história da advocacia desde os primórdios. As primeiras páginas já demonstram a grandiosidade de nossa profissão, que desde a idade média é objeto de discórdia pela sociedade, porque atuamos sem ideologias políticas ou religiosas; o que buscamos é a aplicação do direito, o cumprimento das normas, das leis. Os advogados salvaram o mundo e o fizeram protegendo o homem de seu pior inimigo: os próprios homens. Para começar, diz o autor, “estabeleceram regras que permitiram o convívio social. Depois, desenvolveram meios de solução de conflitos, aplicáveis diante de lítigios. Os advogados conceberam valores fundamentais e os incorporaram ao conceito moderno de Estado. Dessa forma, eles organizaram a sociedade. Sem os advogados, não haveria democracia. Tampouco as garantias fundamentais do ser humano. Os advogados são os principais responsáveis pelo fortalecimento das instituições. Talvez, num mundo perfeito, habitado apenas por seres perfeitos, bons, altruístas e pacíficos, os advogados fossem supérfluos. Mas não é esse o mundo em que vivemos. Sem advogados, o mundo seria pior.”
Nós, advogados, estivemos presentes nos principais movimentos emancipadores da humanidade, seja no campo político como no religioso. Marcamos presença na revolução protestante; nas revoluções americana e francesa e na luta pela nossa independência. Dos 38 Presidentes da República, 22 eram advogados. Grandes homens e mulheres foram advogados. Grandes mulheres e homens são advogadas e advogados hoje. E o que é ser advogado? Nos dias atuais, ser advogado é LUTAR contra um sistema público que esta claramente defasado de recursos, de tecnologia, de pessoal, onde a segurança jurídica não se vislumbra de maneira que não podemos mais garantir a interpretação de uma norma de acordo com a jurisprudência, porque elas mudam constantemente. Ser advogado é interpretar leis e imaginem como isso é complicado no Brasil, pois só temas tributários temos milhares de normas. Nos dias de hoje, advogar é ir além da demanda judicial. Costumo dizer que os tribunais normalmente trazem prejuízos para os advogados e advogadas, já que levar uma demanda por longos anos como ocorre, tem um custo absurdo. Naturalmente, o discurso do início do ano não é o mesmo de agora. A experiência desses 7 meses, mudou em muito a concepção que tínhamos. Apesar de enxergar e sentir a OAB de outra forma hoje, depois de 7 meses, Nossa missão continua a mesma: QUALIFICAR E CAPACITAR A ADVOCACIA PARA O NOVO MERCADO DE TRABALHO, sem esquecer, naturalmente, do objetivo maior: que é defender as prerrogativas e os direitos da advocacia, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a justiça social.
Mas nós, entendo, temos outros DASAFIOS: Um estudo realizado pelo advogado e Professor Bruno Grego Santos, PHD, de Londrina, apresentado no Projeto Idealizado na OAB Cascavel em parceria com a ESA, capitaneado pela Dra. Adriana D’avila e SEBRAE, chamado Advocacia Empreendedora, extraiu-se as seguintes informações:
DADOS DE NOVEMBRO 2021. DESAFIOS NA ADVOCACIA:
BRASIL 1.237.875
PARANÁ 77.883
CASCAVEL 3.109 Advogados em Cascavel. Dados de novembro de 2021.
2.1.1 BRASIL 579 (quinhentos e setenta e nove) advogados para cada cem mil habitantes
Israel: 585 advogados a cada cem mil habitantes;
Estados Unidos da América: 396;
Luxemburgo: 359;
Canadá 313;
PARANÁ 692 (seiscentos e noventa e dois) advogados a cada cem mil habitantes
Distrito Federal: 1.188
Rio de Janeiro: 832 advogados
Rio Grande do Sul: 668
São Paulo: 630
CASCAVEL - 935
Aproximadamente 50% da advocacia cascavelense tem até 5 anos de atuação profissional. Por isso, os meios alternativos de resolução de conflitos são uma necessidade, que a OAB deve constantemente incentivar. Aqui na nossa subseção, temos a Comissão de Meios Alternativos de Resolução de Conflitos, que é justamente para fomentar a ideia de que os tribunais são opções e não a regra. A Advocacia não é somente Tribunal, costumo ressaltar.
É nessa linha que a OAB deve seguir: preparar a advocacia para o mercado disruptivo que temos hoje; onde a advocacia é proporcionar negócios e soluções jurídicas inteligentes. É planejamento patrimonial e sucessório; planejamento tributário; Planejamento Previdenciário e Societário; Implantação de Compliance e LGPD; É direito digital com ativos digitais, metaverso; É mais consultivo e preventivo do que contencioso. E para isso tudo, precisamos enquanto entidade: QUALIFICAR e CAPACITAR a advocacia. Temos, na nossa opinião, que modelar o Sistema S, e fazer da ESA e OAB referência em educação continuada. Os advogados quando quiserem buscar mais conhecimento, devem pensar primeiro na OAB, depois em outras instituições de ensino, quando não encontrarem aqui dentro. Devemos, desde a fase acadêmica, mostrar que a OAB é centro de excelência em qualificação e capacitação. Temos que ser referência nesse sentido. E para isso, estamos “profissionalizando” as COMISSÕES. Através de um projeto desenvolvido com o SEBRAE, e apoio incondicional da SECCIONAL através do sempre atuante e participativo Tesoureiro Luiz Fernando Casagrande Pereira, “cascavelense da gema”, realizamos 27 Planejamentos Estratégicos, que mostraram para os membros das comissões o que farão, como farão, porque farão, nos próximos períodos. O que percebemos nesse período onde 27 das 35 comissões já finalizaram o planejamento, é que ao identificarem o NORTE, a missão da comissão, o que querem desenvolver em determinado período, deu sentido a existência de cada uma delas, além de fomentar a participação de toda a advocacia. Cada vez mais vemos interesse de advogados e advogadas de fazerem parte das comissões. As comissões são o dínamo para a OAB, a ENERGIA CONTÍNUA que dá vida para a entidade. E a missão delas é Fomentar a educação dentro da OAB, em parceria com a ESA e CAIXA DE ASSISTÊNCIA. E isso temos feito constantemente. Mais de 30 eventos já foram realizados em apenas 7 meses, atendendo aproximadamente 1500 advogados. Estamos, através das comissões, em constante transformação. Isso sem contar eventos abertos que reúnem famílias e amigos. Entendemos, parafraseando no ex-presidente Jurandir, que a OAB deve ser uma formadora de lideranças sociais. Creio estarmos no caminho e a história da advocacia mostra que isso é possível, como vimos há pouco.
Por isso quero agradecer aqui todos os voluntariosos membros das comissões, que quase que diariamente apresentam projetos que vão desde a educação até o protagonismo social. Queremos, enquanto entidade, ocupar todas as cadeiras de conselhos municipais e entidades, com o objetivo de fortalecer a OAB e VALORIZAR A ADVOCACIA, e é através das comissões que fazemos isso. Terminando, Não posso também deixar de agradecer os membros de nosso conselho. É a 3 gestão que faço parte e posso dizer sem sombra de dúvidas, que esse conselho é o melhor de todos, pois querem fazer parte e deixar seu legado. Missão dada é Missão cumprida. E como sempre digo: Conselho é, também, para Aconselhar. Obrigado por tudo. Também quero agradecer as colaboradoras da OAB, que não medem esforços para fazer nossa entidade funcionar diariamente. Não deixam “a peteca” cair, mesmo nos momentos difíceis. Obrigado por nos acolherem com tanta dedicação e entusiasmo. Somos orgulhosos em fazer parte dessa equipe. Seremos eternamente gratos. Agradeço carinhosamente a Silvia Massaro, nossa delegada da CAA, que coordenou com grande zelo a organização desse evento. Sempre dedicada a fazer tudo com empenho e excelência. Agradeço a nossa vice-presidente Deisi Cardoso, Tesoureiro Charles Lustosa, Secretários Josnei Oliveira e Clarissa Sgarioni, vocês dão o “toque de midas” à gestão. Estão sempre empenhados em trazer mais e melhores benefícios para a advocacia. Gratidão eterna, também.
E para finalizar, um poema de Thiago de Mello, o poeta da floresta:
Faz escuro mas eu canto
Faz escuro mas eu canto,
porque a manhã vai chegar.
Vem ver comigo, companheiro,
a cor do mundo mudar.
Vale a pena não dormir para esperar
a cor do mundo mudar.
Já é madrugada,
vem o sol, quero alegria,
que é para esquecer o que eu sofria.
Quem sofre fica acordado
defendendo o coração.
Vamos juntos, multidão,
trabalhar pela alegria,
amanhã é um novo dia.
QUE nessa caminhada DEUS NOS ABENÇOE, NOS
GUARDE, NOS GUIE E NOS ILUMINE. ASSIM SEJA.
OBRIGADO