Maria Victoria é a primeira candidata a se apresentar no segundo dia de sabatinas da OAB Paraná

A candidata Maria Victoria (PP) foi a primeira a apresentar nesta sexta-feira (20/9), segundo dia da série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura Municipal de Curitiba realizada pela OAB Paraná. A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, saudou o público que acompanha as sabatinas pelo canal da seccional no Youtube e reiterou o compromisso democrático da Ordem com a concessão de igual espaço para todos os candidatos, bem como com a difusão de boa informação e o combate às fake news.

A secretária-geral adjunta da seccional, Roberta Santiago; o vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Paraná,  Ítalo Tanaka Junior, e o conselheiro estadual André Passos também compuseram a mesa.

Ao se apresentar, a candidata pela segunda vez à prefeitura e atualmente em seu terceiro mandato como deputada estadual prometeu dar continuidade ao que já funciona e trazer um olhar de renovação, de mãe e mulher. Em seguida, Maria Victoria também destacou sua visão em relação aos radares. Sua proposta chegou a ter a divulgação impedida, mas depois o TRE autorizou.

Saúde mental

Questionada sobre como ampliar o atendimento à saúde mental, a candidata afirmou que este é um dos temas mais demandados pela sociedade e que o poder público precisa ter um olhar carinhoso para pessoas que precisam do atendimento público de saúde mental. “A saúde não espera, para mim é prioridade”, disse.

Uma medida imediata adotada pela Prefeitura de Curitiba seria a compra de consultas particulares. A candidata citou como exemplo São Paulo, onde são realizados os Corujões, com consultas no período noturno.

Maria Victoria também propôs o internamento involuntário das pessoas em situação de rua, com autorização das famílias. “A maior parte das pessoas em situação de rua estão lá por questão de saúde mental ou dependência química”, defendeu. A candidata citou o apoio de comunidades terapêuticas e igrejas.

Contas públicas

Ao responder à pergunta sobre como equilibrar as contas públicas, Maria Victoria defendeu a revisão dos planos de cargos e salários. “Temos vários servidores com desvio de função. Vamos ficar dentro do limite prudencial”, disse.

“A gente pode buscar parcerias no governo federal e recursos internacionais”, argumentou. Para o transporte coletivo, a candidata propõe o biocombustível. “Ônibus elétricos não funcionaram em São Paulo. E não podemos criar esse passivo ambiental em nossa cidade – baterias não têm descarte sustentável”, pontuou. A candidata propõe a instalação de um Veículo Leve sobre Pneus (VLP) entre rodoferroviária e aeroporto.

Sobre a aplicação de multas a quem distribui alimentos e como avalia a atuação de entidades que fazem esse trabalho, Maria Victoria destacou que Curitiba é cidade referência, mas pode ser muito melhor. “Sobras de alimentos não podem ser distribuídas em função da Vigilância Sanitária. Estamos dispostos a dialogar sobre isso”, disse. “Precisamos que as pessoas mais simples, que precisam da saúde pública, da educação pública tenham um olhar de carinho da Prefeitura, de mão amiga”, defendeu.

A candidata também falou sobre a necessidade de completar o quadro de guardas municipais. Para Maria Victoria, a categoria merece uma equiparação e ser chamada de Polícia Municipal, porque não estão só cuidando do patrimônio, mas atuando no enfrentamento. Ela também destacou a proposta do Estar 30 minutos grátis, para fomentar comércio e rotatividade.

Pagamento de precatórios

A respeito de sua política em relação aos precatórios, Maria Victoria afirmou que não pode fazer promessas em relação ao tema por desconhecer detalhes enquanto não está na Prefeitura. “Podem ter certeza que quando estivermos lá estaremos abertos ao diálogo”, disse. À OAB a candidata propôs revisar o plano diretor, com diálogo frequente.

Nas considerações finais, Maria Victoria ressaltou a importância de oportunidades democráticas e igualitárias; defendeu a contratação de 2999 policiais municipais; a instalação de cabines de telemedicina na UBS; e falou do +Curitiba no meu bairro, que visa levar desenvolvimento que há no bairros mais centrais para os bairros afastados. Ela defendeu ainda que os radares devem ser educativos e não arrecadatórios, com a proposta de duas advertências antes da multa.

“Vou continuar lutando para que os curitibanos tenham cada vez mais qualidade de vida e oportunidades. Temos orgulho da nossa cidade, mas ela será muito melhor”, disse.

Sabatinas

Na primeira etapa, na quinta-feira (19/9) foram sabatinados os candidatos Cristina Graeml (PMB), Luizão Goulart (Solidariedade) Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB) e Felipe Bombardelli (PCO). Confira aqui na íntegra a apresentação de todos os candidatos da primeira etapa das sabatinas.

Todos os 10 candidatos à Prefeitura de Curitiba participam das sabatinas da OAB Paraná, que têm como objetivo promover a cidadania e a democracia. Um sorteio definiu a ordem de participação.

Os candidatos respondem a questões definidas também por sorteio. Os temas são relacionados ao cotidiano da gestão municipal, como saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura e gestão administrativa.

Também na sexta-feira, os outros quatro candidatos estão sendo sabatinados — Ney Leprevost (União Brasil), Professora Andrea Caldas (PSOL), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel Mattos (PSTU). A íntegra do segundo dia de sabatinas também está no canal da OAB Paraná no Youtube.