Um relatório apresentado pela diretoria da instituição Num Piscar de Olhos mostrou que 72% dos advogados que participaram da campanha Saúde Ocular, promovida pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) em maio, foram diagnosticados com algum desvio significativo de visão. O documento foi apresentado à OAB Paraná e à Caixa, em uma reunião que contou com a participação do presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, da vice-presidente da seccional, Marilena Winter, do presidente da CAA-PR, Fabiano Augusto Piazza Baracat, do médico Carlos Augusto Moreira Junior e do empresário André Luiz Macias, ambos representantes da instituição Num Piscar de Olhos.
O documento comprovou que 22% dos advogados possuem desvios leves na visão e que 50% possuem desvios graves. De acordo com os representantes da instituição, os problemas são causados, provavelmente, pelo excesso de trabalho em computadores e celulares. “Com base nestes números, estamos estudando uma nova rodada de exames em Curitiba e Região Metropolitana e uma caravana pelo interior”, afirmou Baracat. A campanha deve ser realizada em setembro e apenas nas maiores cidades, devido à logística envolvida no transporte dos equipamentos.
Campanha Saúde Ocular
A campanha Saúde Ocular foi realizada entre os dias 24 e 28 de maio, na sede da OAB Paraná. Os advogados de Curitiba e da Região Metropolitana puderam fazer uma triagem visual prática e eficaz para diagnosticar alterações na visão e também acompanhar a evolução da saúde ocular. A iniciativa foi criada para preservar a saúde ocular dos advogados que, devido ao trabalho remoto, estão propensos aos efeitos negativos da luz azul violeta, presente nos eletrônicos.
Em formato de “blitz”, a equipe de enfermeiros da organização Num Piscar de Olhos realizou os exames de acordo com os horários agendados, utilizando dois aparelhos portáteis de alta tecnologia, Spot Vision Screener e Adam Robô. Os exames foram analisados por médicos do Hospital de Olhos e os resultados foram enviados por e-mail em até 14 dias.