Luizão Goulart promete abrir concurso público para contratar professores

O candidato Luizão Goulart (Solidariedade) foi o segundo participante na primeira noite de sabatinas promovidas pela OAB Paraná com os candidatos à Prefeitura de Curitiba. Tendo sido prefeito de Pinhais, ele iniciou pontuando que seu mandato foi considerado o mais bem avaliado do país, com mais de 90% de aprovação. “Me considero com condições de poder disputar a prefeitura de Curitiba e poder demonstrar aqui minha competência”, afirmou.

Educação

A primeira pergunta dirigida ao candidato foi sobre a intenção de abrir concurso público para professores. “Pretendo fazer isso. Valorizo muito o funcionário concursado. Educação é a minha área: trabalhei 17 anos na como professor e diretor. Como gestor implantei políticas na educação de maneira que o IDEB de Pinhais foi de 5,2 para 6,7.”

Luizão falou sobre o foco na abertura de vagas em creche e sobre a necessidade de implementação de hora atividade para os profissionais da educação infantil, o que resultaria em contratação de um terço a mais de professores. Outra necessidade, na visão dele, é a contratação de profissionais para especializados para atender crianças deficientes e migrantes. Uma de suas propostas é a implantação de um centro de formação continuada para os professores. Além disso, pontuou sobre a necessidade do foco na saúde dos professores.

Tecnologia

Questionado sobre como vai fomentar a inovação, Luizão citou seu candidato a vice, Tiago Chico, que é especializado em inovação, atuou na primeira gestão de Rafael Greca e esteve envolvido na criação do Vale do Pinhão e do aplicativo Saúde Já. “Pretendemos fazer uma administração inovadora para o uso de recursos e criar oportunidades”. Usar inteligência artificial para sincronizar os sinalieros e câmeras em todo os transporte público.

O candidato falou ainda sobre a necessidade de retomar a ideia da Cidade Industrial de Curitiba, para reverter a perda de empresas do município com a transferência de muitas delas para cidades da Região Metropolitana.

Turismo

Diante da pergunta sobre os planos para fomentar a cultura local e o turismo sustentável, o candidato defendeu parcerias com municípios da Região Metropolitana. “Se divulgar as cidades da Região Metropolitana, o turista que ficaria três dias fica mais dois!”.

Para o candidato, há um bom conceito de cultura em Curitiba, mas “é um tanto elitizado”. Em sua visão, espaços de cultura estão basicamente concentrados no centro da capital. “Temos que levar para os bairros e valorizar a cultura da população”, disse, apontando programas culturais como ferramenta para prevenção da violência urbana, com escolas de dança, teatro, música e cinema. Luizão falou ainda sobre reestruturação do Fundo municipal de Cultura.

Questões administrativas

Questionado sobre a visão a respeito de cabeamento subterrâneo, Luizão afirmou que o município tem condição de exigir das empresas que façam bem as instalações e retirem os fios que não são mais utilizados. “É uma obra muito cara. Mas podemos ir fazendo a partir do centro da cidade podemos e ir deixando a cidade mais bonita”, disse.

“Peço o voto de confiança para que a gente possa fazer em Curitiba oq ue fi no municiípio de Pinhais, dar soluçõe se enfrentar os pricnipais desafios que estão colocado na nossa capital. Vamos trabalhar com o nosso plano de governo: Curitiba para todos, Curitiba da Inovação e Curitiba da verdade.”

Sobre a sabatina

Todos os 10 candidatos à Prefeitura de Curitiba participam das sabatinas da OAB Paraná, que têm como objetivo promover a cidadania e a democracia. Um sorteio definiu a ordem de participação.

Os candidatos respondem a questões definidas também por sorteio. Os temas são relacionados ao cotidiano da gestão municipal, como saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura e gestão administrativa.

Nesta quinta-feira também foram sabatinados os candidatos Cristina Graeml (PMB), Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB) e Felipe Bombardelli (PCO). Confira aqui na íntegra a apresentação de todos os candidatos da primeira etapa das sabatinas.

Nesta sexta-feira (20/9), os outros cinco candidatos — Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União Brasil), Professora Andrea Caldas (PSOL), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel Mattos (PSTU) — serão também sabatinados. A série começa às 19h, novamente com transmissão pelo canal da OAB Paraná no Youtube.