Luciano Ducci reafirma orgulho de ser servidor público concursado

O candidato a prefeito Luciano (PSB) foi o quarto sabatinado pela OAB Paraná na noite desta quinta-feira (19). Ducci, que foi prefeito de Curitiba de 2010 a 2013, sustentou na apresentação inicial que tem muito orgulho de ser servidor público municipal, de ter entrado na carreira por concurso público e de ter ido trabalhar na periferia da cidade. Em suas considerações finais, ele destacou que os servidores foram massacrados nos últimos anos. “Só as empresa de ônibus foram ajudadas”, disse.

“Fiz a municipalização do SUS em Curitiba, implantei o Mãe Curitibana e nos próximos anos pretendo fazer uma grande transformação social. Quero olhar para a periferia, para os lugares mais pobres”, frisou. “Hoje me sinto mais preparado, os três mandatos como deputado federal me deram oportunidade de conhecer Brasília e o orçamento federal, que é enorme”.

Habitação

A respeito da habitação, citou o déficit de 90 mil moradias em Curitiba, número baseado em dados do governo do estado. Ele mencionou ainda dados da prefeitura sobre a construção de 300 moradias na atual gestão. “Falta uma política pública habitacional”, disse, anunciando também a intenção de criar uma Secretaria da Habitação.

Ducci falou sobre projeto de urbanização do Jardim Alvorada, que desenvolveu em seu mandato como prefeito. Lamentou, contudo, que a área esteja voltando a ser ocupada e que Curitiba não conte com um projeto apresentado no PAC Minha Casa, Minha Vida. “No começo do ano que vem vamos apresentar um projeto de 20 mil moradias para a o PAC Minha Casa, Minha Vida! Vamos avançar na regularização fundiária. Existe dinheiro no governo federal para fazer isso”, prometeu.

Prioridades

O candidato citou saúde e educação como áreas prioritárias no orçamento. Prometeu criar 400 leitos hospitalares e mais 150 leitos de UTI, totalmente credenciados ao SUS. “Não é cabível ter hoje fila na frente do Hospital do Trabalhador e depender do Hospital do Rocio e do Angelina Caron. Não é possível depender da Região Metropolitana para o setor da saúde”, disse.

Ducci também falou no plano de criar a área 80+ no Hospital do Idoso. Outra proposta, voltada para o Hospital da Mulher Curitibana, é o funcionamento em horário estendido para as trabalhadoras. O candidato defendeu ainda a abertura de concurso público para médicos, enfermeiros e também para a as áreas de educação e assitência – professores e educadores sociais. “Não podemos aceitar professores temporários”, frisou.

Para o Mãe Curitibana, a promessa é indicar para toda mãe, já na primeira consulta pré-natal, não só onde o bebê nascerá, mas também em qual creche será matriculado ao fim da licença-maternidade.

Segurança alimentar

“Hoje temos um grande cinturão metropolitano, com um trabalho muito importante da agricultura familiar. Precisamos ampliar essa parceria. Pretendo criar novas unidades de restaurantes populares no Boqueirão, no Cajuru, no Boa Vista e instalar mercados em todas as regionais da cidade. As feiras de orgânicos também precisam ir além do centro e estar mais presentes na periferia”, disse Ducci quanto às propostas para a segurança alimentar.

RMC

Sobre as relações com a Região Metropolitana de Curitiba, Ducci disse que Curitiba não pode ser uma cidade isolada e sozinha. “Somos uma metrópole. Muitas cidades dependem de Curitiba, mas Curitiba também depende de outras cidades. Curitiba vai ingressar no Consórcio Metropolitano de Saúde e vamos pensar em alternativas para o lixo. Também cuidar juntos do cinturão verde, trabalhar juntos a agroecologia. E no transporte, trabalhar para retomar a integração”, apregoou.

Sobre a sabatina

Todos os 10 candidatos à Prefeitura de Curitiba participam das sabatinas da OAB Paraná, que têm como objetivo promover a cidadania e a democracia. Um sorteio definiu a ordem de participação.

Os candidatos respondem a questões definidas também por sorteio. Os temas relacionam-se ao cotidiano da gestão municipal, como saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura e gestão administrativa.

Nesta quinta-feira também foram sabatinados os candidatos Cristina Graeml (PMB). Luizão Goulart (Solidariedade), Eduardo Pimentel (PSD) e Felipe Bombardelli (PCO). Confira aqui na íntegra a apresentação de todos os candidatos da primeira etapa das sabatinas.

Nesta sexta-feira (20/9), os outros cinco candidatos — Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União Brasil), Professora Andrea Caldas (PSOL), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel Mattos (PSTU) — serão também sabatinados. A série começa às 19h, novamente com transmissão pelo canal da OAB Paraná no Youtube.