A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, anunciou Lucia Maria Beloni Correa Dias como homenageada com a medalha Vieira Netto dessa gestão. O anúncio ocorreu durante sessão do Conselho Pleno desta sexta-feira (15).
“Através do Projeto OAB Cidadania, que completa 25 anos este ano, Lucia Beloni elevou o nome da OAB Paraná na defesa dos direitos humanos, atendendo, ao longo desse período, milhares de pessoas que estão esquecidas e abandonadas pela sociedade. Cumpre, até hoje com muito vigor, uma das finalidades da OAB, que é a defesa dos direitos humanos e da justiça social”, destaca Marilena Winter.
Mineira de Belo Horizonte, Lucia Maria Beloni Correa Dias é também curitibana, graças à cidadania honorária concedida pela Câmara dos Vereadores em 2007.
Graduou-se em Direito pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. É também especialista em Direito Penal e Processual Penal e em Direito Contemporâneo pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos; pós-graduada pela Escola da Magistratura do Trabalho e em Ciência Política. Sua atuação abrange os campos do Direito Penal, Processual Penal, Direito Administrativo, Tributário e Econômico e Direito Coletivo. Foi professora de Direito Processual Penal da PUC-PR e corregedora geral do Sistema Penal do Paraná.
No sistema OAB tem exercido múltiplos e relevantes papéis. Foi membro titular da 1ª Câmara de Disciplina e integrou o Conselho Pleno de 1998 a 2015. Também presidiu a Comissão de Estabelecimentos Prisionais da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Paraná.
Contudo, é a criação e o desenvolvimento do Projeto OAB Cidadania, nascido em 1998, que se destaca em sua trajetória na seccional. Graças a ele, venceu o 9º Prêmio Nacional Inovare, categoria Advogado. Também recebeu da ex-presidente da República Dilma Rousseff o prêmio Direitos Humanos 2015, concedido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos.