Livro reúne discursos dos advogados agraciados com a Medalha Vieira Netto

Os discursos proferidos pelos homenageados com a Medalha Vieira Netto desde o ano 2000 estão reunidos na obra À Luz de Vieira Netto, lançado nesta sexta-feira (13/9), na OAB Paraná. Organizado pelo professor e ex-presidente da seccional, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, que é um dos detentores da comenda, o livro contém também uma breve biografia de Vieira Netto, que emprestou seu nome à maior honraria concedida pela seccional.

O lançamento aconteceu ao final da sessão do Conselho Pleno, com a presença de três dos homenageados com a medalha: Assis Gonçalves, Edni de Andrade Arruda e Lucia Beloni. “É um orgulho poder enaltecer todos os laureados nesta obra preciosa. No Paraná temos brilhantes oradores, e nossos homenageados estão entre eles. Certamente o livro será uma fonte de consulta, permitindo que todos possam conhecer o pensamento dos nossos expoentes”, disse a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.

Alfredo de Assis Gonçalves Neto apontou como mérito da obra o fato de retratar diferentes momentos. “Os discursos costumam retratar os problemas que estamos vivendo. No meu caso, eu comentei sobre o ativismo judicial com o boicote do STF à instalação de um tribunal regional federal no Paraná”, lembrou. Até hoje há uma ação pendente de julgamento.

Edni de Andrade Arruda disse que a medalha tem um significado especial para ela. “Sou uma afortunada, porque conheci o professor Vieira Netto. Os encontros eram uma alegria, uma satisfação e verdadeiras aulas. Foi uma figura que me marcou muito”, afirmou.

Lucia Beloni expressou sua emoção não apenas de ter recebido a medalha ou ter o seu discurso transcrito na obra lançada. “Estou feliz por tudo o que a Ordem me proporcionou, de poder trabalhar, lutar, ter esperança e sonhar com os ideais de justiça”, declarou.

A medalha

Vieira Netto foi professor, advogado e jurista. Foi deputado estadual e teve seu mandado cassado no primeiro ano da ditadura militar em 1964. Perseguido pelo regime, foi um combativo opositor da ditadura.

A Medalha Vieira Netto foi instituída em 9 de junho de 2000, na gestão do presidente Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque, como homenagem da OAB Paraná ao profissional da advocacia que tenha prestado relevantes serviços à justiça, ao direito e à classe.

Receberam a medalha: Ali Ratacheski (2000), Egas Dirceu Moniz de Aragão (2003), René Ariel Dotti (2006), Eduardo Rocha Virmond (2009), Newton José de Sisti (2012), Alfredo de Assis Gonçalves Neto (2014), Edni de Andrade Arruda (2017), José Lucio Glomb (2021) e Lúcia Maria Beloni Correa Dias (2023).

“Os textos aqui reunidos são uma valiosa contribuição para que possamos cumprir nosso propósito de conectar diferentes gerações de advogados”, diz a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, no prefácio da obra. “Nesta gestão temos nos guiado pela busca da excelência da advocacia. Apesar da brevidade dos textos, os exemplos de vida dos grandes profissionais neles revelados são um norte dessa excelência que queremos ver alcançada por toda a classe”, afirma Marilena.