Litigiosidade e prevenção do passivo judicial foram temas de palestra

A litigiosidade no país e os mecanismos para a redução do fenômeno dentro das empresas foram temas da palestra “Litigiosidade e prevenção de passivo judicial” ministrada na noite de segunda-feira (28) pelo presidente da Comissão de Advogados Corporativos da OAB Paraná, Maick Felisberto Dias. O tema integrou a programação da 2ª Reunião Aberta da Comissão de Advogado Empregados na Administração Indireta e Regimes Especiais, presidida por Paulo Azzolini.

Maick Felisberto Dias destacou a importância do trabalho preventivo do advogado dentro das  corporações. “No passado se via o jurídico de forma muito reativa, sempre no sentido de resolver determinado problema. A gestão moderna dos departamentos jurídicos tem caminhado para que o advogado trabalhe muito de forma preventiva. Tem se trabalhado desde a concepção de um novo produto, do desenvolvimento de um serviço, até a entrega disso para o consumidor final. Os advogados estão participando muito mais, já levantando e prevenindo riscos”, explicou.

“É necessário entender o fenômeno da litigiosidade dentro do contexto que vivemos hoje no país. Como os advogados que atuam nas empresas podem colaborar para evitar este tipo de passivo. Isso para as organizações tem um peso muito elevado, inclusive do ponto de vista financeiro, por isso o reposicionamento do advogado dentro da estrutura da empresa”, disse Dias.

O presidente da Comissão de Advogado Empregados na Administração Indireta e Regimes Especiais destacou a importância da conciliação. “As empresas tem muito passivo muitas vezes por falta de um bom diálogo, uma boa ação, um preparo e modernismo na conciliação. Hoje a conciliação tem sido bastante importante para o nosso judiciário”, frisou.

Azzolini lembrou que no mês de dezembro o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a Semana da Conciliação. A iniciativa, que tem como objetivo disseminar a cultura do diálogo e proporcionar às partes uma experiência exitosa de conciliação, acontece entre os dias 2 e 6 de dezembro. Qualquer cidadão que tenha um processo em trâmite e tenha interesse em conciliar pode participar da Semana Nacional da Conciliação. A inscrição deverá ser feita, até o dia 1º de novembro, através do site do tribunal ou pelo telefone 41 3200 2785. Saiba mais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *