Lerner propõe conjunto de alternativas de transporte para melhorar a mobilidade urbana

A OAB Paraná recebeu na noite desta terça-feira (10) o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, convidado para abrir o ciclo de palestras do projeto“Direitos Humanos: Diálogos com a Sociedade”, abordando o tema da mobilidade urbana. Ex-prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná e personalidade mundialmente reconhecida pelos seus projetos urbanísticos, Lerner apresentou sua visão de como as grandes cidades podem resolver os problemas de trânsito e mobilidade, considerado por ele um dos três grandes desafios da atualidade, ao lado da sustentabilidade e da sociodiversidade.

Considerando a cidade como “último refúgio da solidariedade”, Lerner afirmou que a cidade não é um sistema tão complexos quanto parece. Basta ter uma visão de integração das funções. “Quando se separam as funções urbanas, quando se separam as pessoas por renda, por idade, por religião, não pode sair coisa boa”, disse. Segundo o urbanista, não se trata de provar qual é o melhor sistema de transporte, mas promover uma reformulação nos paradigmas. “O problema do automóvel é a maneira como é usado. O carro deve ser usado para passeio, lazer, viagem, não como transporte urbano. Para resolver o problema da mobilidade nas cidades,  só com o transporte público, mas este tem que ser melhor, senão ninguém troca”, afirmou.

Para Jaime Lerner, o uso da bicicleta também integra esse conjunto de alternativas para melhorar a mobilidade urbana. Ele propõe a adoção de carros elétricos individuais, para circular em vias lentas, dividindo espaço com as bicicletas. O urbanista criticou o modelo do metrô da forma como está sendo adotado em Curitiba. “Sou contra esse embuste que vai quebrar uma rede e substituir por meia linha de metrô, ao custo de R$ 5 ou 6 bilhões. É subdesenvolvido o país que compra como novidade o obsoleto. Ninguém fala das dificuldades. O metrô não será tão rápido assim. Ele pode ser usado como uma alternativa para um sistema novo, mas não para derrubar um sistema existente”, destacou.

O projeto “Direitos Humanos: Diálogos com a Sociedade” é uma iniciativa conjunta da OAB Paraná, com o Centro de Estudos Professor Dotti, a Federação Israelita do Paraná e a  B’naiB’rith. O evento foi aberto pela secretária-geral da OAB Paraná, Márcia Helena Bader Maluf Heisler, e pelo  professor René Ariel Dotti. Também estiveram presentes a presidente da  B’nai B’rith do Paraná, Ester Proveller, o presidente da Federação Israelita do Paraná, Manoel Knopfholz,  o presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, o coordenador do curso de Direito da Universidade Positivo, Roberto di Benedetto, a vereadora Julieta Reis, o ex-presidente da OAB Paraná, Eduardo Rocha Virmond, e a coordenadora da Escola Superior de Advocacia da Seccional, Rogéria Fagundes Dotti.

Jaime Lerner é arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), presidiu a União Internacional dos Arquitetos – UIA no período 2002/2005. Foi três vezes prefeito da Cidade de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná. Recebeu diversos prêmios e títulos internacionais, com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), o 2001 World Technology Award for Transportation, o 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements, pela União Internacional dos Arquitetos, além do Prêmio Volvo Environment Prize 2004.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *