A OAB Paraná reuniu pela primeira vez, durante o Encontro Nacional de Prerrogativas, todos os integrantes da rede existente no estado para defender os direitos dos advogados para o pleno exercício da profissão. Participaram da reunião representantes do sistema de prerrogativas da seccional e presidentes das Comissões de Prerrogativas de todo o Paraná.
A rede de defesa das prerrogativas no Paraná conta com uma Diretoria de Prerrogativa da Seccional, que tem à frente o advogado Alexandre Salomão, e trabalha em conexão com a Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais da OAB Paraná, presidida por Andrey Salmazo Poubel, e com a Câmara de Prerrogativas, presidida por Rodrigo Sánchez Rios, que também é secretário-geral da seccional. Além disso, no estado, há Comissões de Defesa das Prerrogativas em todas as subseções.
Práticas unificadas
“Os advogados que tiverem suas prerrogativas violadas podem recorrer a esse sistema, que atua perante as comarcas, os tribunais e, se houver necessidade, em nível nacional. O objetivo é que, em uma rede articulada, todos falem a mesma língua, com as mesmas práticas, de maneira que seja possível o acesso rápido para o advogado”, explica o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.
Durante a abertura do encontro, o diretor de Prerrogativa da seccional lembrou a importância de se trabalhar junto à sociedade a compreensão do papel da advocacia. “O advogado está posto na legislação como um defensor da cidadania”, disse Salomão. Durante os debates ele ainda ressaltou que um programa de fortalecimento da profissão é fundamental, pois, como se observa entre os vizinhos do Brasil, “em países com crise democráticas, a advocacia sempre é a primeira a ser atacada”.
Rodrigo Sánchez Rios falou sobre a necessidade de que os desagravos sejam conduzidos com celeridades e que seja feito um registro dessas medidas para que as consequências se prolonguem e resultem em iniciativas de mais impacto. “Temos que tornar mais eficiente os desagravos para que deem resultados”, frisou o secretário-geral da OAB Paraná.
“Não tenho medo de dizer que vocês fazem parte do maior sistema de defesa de prerrogativas do Brasil. A OAB Paraná está fazendo seu papel”, disse o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais da OAB Paraná ao se dirigir aos presentes. “Conhecer prerrogativas é libertador e ainda são poucos os advogados que conhecem o artigo 7º da Lei 8.906”, observou Poubel.
A reunião contou ainda com a participação de representantes das subseções, que compartilharam suas experiências sobre o tema, enquanto profissionais e representantes da OAB.