Os Juizados Especiais Criminais de Curitiba, que funcionam provisoriamente no saguão do prédio anexo do Tribunal de Justiça, devem voltar a atender na antiga sede, na Rua Fernando Amaro (Alto da XV). A informação foi confirmada pelo próprio presidente do Tribunal de Justiça, Carlos Augusto Hoffmann, ao presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb. O presidente do TJ disse que o retorno às antigas instalações, agora reformadas, é de fato a solução mais viável para os Juizados.
A mudança é uma reivindicação da OAB, que considera o saguão um espaço inadequado para o atendimento. A instituição recebe inúmeras reclamações de advogados e usuários. Glomb já havia manifestado essa preocupação quando teve um encontro com o desembargador Hoffmann, no final do ano passado, assim que foi eleito. Depois disso, o presidente da OAB chegou a fazer contato com a proprietária do imóvel da Fernando Amaro e obteve a informação de que o local estava sendo reformado e estaria pronto para ser reocupado a partir de fevereiro. Isso deu impulso à retomada das conversações sobre as sedes dos Juizados.
Os Juizados Criminais atendem precariamente no saguão do TJ desde que a sede da Fernando Amaro foi interditada, no início de 2009. Na ocasião, os Juizados Especiais ficaram divididos e os Juizados Cíveis passaram a ocupar o edifício onde funcionava o IPE (Instituto de Previdência do Paraná). Os Juizados Cíveis, ao contrário dos Criminais, devem continuar nesse mesmo local, estendendo sua permanência naquele espaço por mais tempo.