Jovens advogados participam de capacitação para atuar em regiões de fronteira

Advogados que atuam em regiões de fronteira participam até o próximo sábado (2) de uma capacitação em Foz do Iguaçu, sede do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem). O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, abriu na noite de domingo (27) a “Capacitação para jovens advogados de regiões fronteiriças do Mercosul”, iniciativa do Conselho Federal OAB com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da subseção da OAB de Foz do Iguaçu e do Coadem. Participaram da cerimônia de abertura na sede da OAB de Foz, juntamente com Ophir Cavalcante, o presidente do Coadem, Ronald Herbert. O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, também prestigia o evento. 

O objetivo é capacitar jovens advogados que residem nas fronteiras do Mercado Comum do Sul. O programa é composto por aulas em temas jurídicos relacionados à questão fronteiriça, com a finalidade de estreitar as relações sócio-culturais, econômicas e de cooperação jurídica, não somente entre a OAB e os advogados participantes, mas também entre os países e suas instituições públicas e privadas.

Nesta segunda-feira (28), a partir das 10h, Ophir Cavalcante ministrará palestra sobre a Organização da advocacia no âmbito do Mercosul, em painel do qual também participarão o presidente do Colégio de Advogados do Uruguai, Jorge Abramo; o presidente da Federação Argentina de Colégios de Advogados, Carlos Andreucci, e o presidente do Colégio de Advogados do Paraguai, Oscar Paciello.

Entre os demais temas que serão abordados na Capacitação estão a  Integração da advocacia mundial; a Advocacia e os Direitos Humanos na América Latina; Solução de Controvérsias Internacionais e Arbitragem; Legislação Internacional do Meio Ambiente e Leis Ambientais no Âmbito do Mercosul; e Viabilidade de integração da advocacia transfronteiriça, entre vários outros. A programação pode ser acessada e as inscrições efetuadas pelo site http://www.oab.org.br/capacitacao.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *