Jovens advogados destacam a excelência do Programa 6º Ano

Programa 6° Ano - o primeiro ano da sua jornada

Lançado em junho de 2022, o Programa 6º Ano, uma iniciativa pioneira da OAB Paraná idealizada pela presidente Marilena Winter para apoiar a jovem advocacia, tem rendido bons frutos. São inúmeros os relatos sobre a contribuição dos benefícios oferecidos pelo programa para a prática cotidiana de quem está começando na profissão. Desde o início do programa até agora, 13 mil jovens advogados foram convidados a participar do programa. A taxa de adesão supera os 90% e a aprovação é de 97%. O acesso gratuito de 12 meses ao Jusbrasil é o serviço mais acessado. Chega a 10.133 o número de contas abertas por participantes do 6º Ano no serviço. Também bastante procurada é a certificação digital gratuita, solicitada por 8 mil participantes.

Desde o primeiro dia, o pacote oferecido aos que ingressam nos quadros da OAB Paraná oferece, também gratuitamente, inscrição para sociedades unipessoais e suporte contábil. Os novos profissionais também têm acesso a linhas de crédito especiais no Sicoob e orientação sobre previdência da OABPrevPR. Na Escola Superior de Advocacia (ESA), obtêm descontos de 90% nos cursos e contam ainda com auxílio para atuação na advocacia dativa.

Expansão

Com a versão 2.0, lançada em julho, os benefícios foram ampliados por meio de uma parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Assim, os participantes do programa agora também têm acesso ao AASP Gerenciador, uma plataforma digital integrada para otimizar a administração das tarefas do escritório; a uma ferramenta que sugere jurisprudência, doutrina e cursos relacionados às decisões; a uma biblioteca digital com 40 mil obras, a ferramentas de cálculo judicial, a um banco de dados jurídico com mais de 9 milhões de decisões e julgados para consulta e ainda a mais de 3 mil horas de cursos EAD.

“O 6º Ano já nasceu já produziu grandes resultados e fico muito feliz ao constatar que ele tem cumprido a missão de apoiar os colegas que chegam na profissão. Era o que pedia o meu coração de professora quando concebemos o programa, que agora ficou ainda mais amplo com a parceria com a AASP”, ressalta Marilena Winter.

Relatos

Quem usa, tem destacado a excelência do programa. É o caso da advogada Iracema de Oliveira Figueiredo Silva, 55 anos, de Maringá. Para ela, o 6º Ano da OAB Paraná é uma iniciativa indispensável para quem acaba de ingressar na Ordem e ainda está construindo sua trajetória profissional. “Com o apoio oferecido, temos a oportunidade de nos integrar ao mercado jurídico de forma mais estruturada, contando com orientações práticas e ferramentas essenciais para atender bem os clientes e exercer plenamente a advocacia. Esse programa é um verdadeiro alicerce para quem ainda não conta com uma base sólida de clientes, uma das maiores contribuições da OAB Paraná para seus novos profissionais”, afirma.

Carlos Andrei Nahm Gross, 25 anos, teve notícia do programa quando ainda cursava o 4º ano de Direito na UEPG. “Algo que ouvi e marcou muito é que o ano mais desafiador do curso é o 6º. Fazer parte do Programa 6º Ano tornou essa transição mais fácil e prazerosa. Esse apoio inicial, seja por meio dos certificados digitais ou pelo depósito inicial na OABPrev – e mesmo dos brindes que nos proporcionaram boas-vindas mais do que especiais – alimentou um sentimento singular de pertencimento que com toda certeza está inscrito para sempre na carreira de milhares de jovens advogados paranaenses”.

A curitibana Rayssa Stefane Pires da Rocha também considera o programa fundamental para o início da carreira. “Proporcionou suporte crucial que, pelas circunstâncias, eu não teria. Fiquei muito surpresa com os benefícios oferecidos, como o acesso livre ao Jusbrasil, a abertura gratuita de pessoa jurídica, certificado digital também sem custo, o que concretamente contribuiu para a viabilidade da prestação dos meus serviços. Além disso, o programa ofereceu orientação prática e acolhimento, garantindo as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios iniciais da profissão com mais confiança e conhecimento técnico”, diz.

Recomeço

Aos 33 anos, Renato Rosas Machado Petermann, de Cambará, está aproveitando o programa para redirecionar sua carreira e expressa satisfação e gratidão com o Programa 6º Ano. “Honestamente, é difícil encontrar espaço para melhorias. Ao longo de 16 anos, trabalhei no foro extrajudicial. No entanto, dei um novo rumo à carreira, tornando-me advogado. Na transição, deparei-me com minha maior dificuldade: o ambiente judicial, especialmente na elaboração de peças processuais e recursos, áreas em que eu não possuía um amplo conhecimento prévio. Apesar disso, sinto-me cada vez mais feliz e realizado. Com o tempo, tenho aprimorado minhas habilidades e conhecimentos jurídicos.”

José Roberto de Lima, de Curitiba, conta quais os serviços mais empregados neste seu ingresso na advocacia, aos 46 anos. “Para o advogado que está começando na profissão não é fácil conquistar clientes e fechar contratos. Diante disso, os serviços gratuitos oferecidos pelo Programa 6º Ano me ajudaram muito, tanto que eu gostaria que eles continuassem por mais tempo. São todos excelentes. Utilizei principalmente os cursos da Escola Superior de Advocacia, o certificado digital e o Jusbrasil. Sou muito grato pela acolhida que tive na profissão com esse apoio do programa”, declara.

Múltiplos usos

“O Programa 6º Ano é excelente! O que mais usei no primeiro ano de atuação profissional foram o certificado digital gratuito, o acesso ao Jusbrasil e o serviço de Recorte. Destaco também os benefícios da assessoria contábil da Innove e o MultiADV para gestão de escritórios. Acredito que o programa pode avançar com reuniões mensais para eliminar as principais dúvidas dos advogados iniciantes. Seriam também uma ótima oportunidade para uma maior troca de experiências”, ressalta Tiffany Eduarda de Macedo, 25 anos, de Campo Mourão.

Jeferson Pereira dos Anjos, 31 anos, de Paranavaí, considera que o 6º Ano já está completo. “Não consigo pensar em formas para aprimorar um programa com tamanho benefício. Como se sabe, o desafio de conquistar clientes e de se estabelecer profissionalmente são dificuldades presentes no início da carreira. Por isso, recebi todos os serviços com imensa alegria e considero que fui muito beneficiado, especialmente com os cursos oferecidos pela ESA, a linha de crédito do Sicoob e o certificado digital gratuito”, enumera.