Juliano Breda ressaltou a importância de uma advogada presidir a Ordem. “Temos a convicção de que isso representa o reconhecimento que a mulher advogada ganhou no dia-a-dia da nossa instituição. É sem dúvida uma homenagem a todas as advogadas paranaenses, em especial a todas aquelas que deram ao longo de nossa história uma parcela de seu tempo para o engrandecimento da nossa instituição, que sempre foi essencialmente masculina. Felizmente a igualdade de gênero vem prevalecendo nesta representação política”, sustentou Breda na solenidade de transmissão de cargo.
A solenidade contou com a presença do diretor tesoureiro da Seccional, Oderci Bega; da ouvidora-geral Maria Helena Kuss; do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), José Augusto Araújo de Noronha; da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Daniela Ballão Ernlund; do conselheiro federal Flávio Pansieri; do presidente da OABPrev-PR, Maurício Guimarães; da presidente da Comissão dos Advogados Iniciantes, Sabrina Becue; da coordenadora da Escola Superior de Advocacia, Rogéria Dotti; além de conselheiros estaduais, diretores da CAA-PR e da OABPrev-PR; da vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR), Miriam Klahould, e advogados membros das comissões da Seccional.
Iverly Antiqueira Dias Ferreira se emocionou ao lembrar da trajetória percorrida em seus anos de profissão. “É com satisfação e responsabilidade que recebo a missão de administrar a OAB Paraná durante a ausência do presidente. Desde que entrei na Ordem, como conselheira suplente, no início de 2010, tenho aprendido muito com os colegas advogados. O convívio tem me trazido um crescimento incomensurável, tanto pessoal como profissional. Agora na diretoria tenho aprendido muito com Juliano Breda e Cássio Telles”, disse.
“Penso que terei uma missão árdua e de muitas responsabilidades, mas o desafio não é só pelo cargo que passo a ocupar a partir de hoje. O desafio é também porque represento a mulher advogada. Este é o principal desafio, pois num país de tantas desigualdades sociais e diversas formas de discriminação, encontro aqui as portas abertas e o incentivo para que outras mulheres exerçam o cargo de presidência”, afirmou Iverly.
A Comissão da Mulher Advogada prestou uma homenagem à Iverly Antiqueira Dias Ferreira. “A atual gestão consolidou a participação da mulher advogada como agente indispensável na administração da Justiça, mostrando a importância do trabalho conjunto de homens e mulheres no desenvolvimento de uma sociedade mais humana. Hoje somos 25% do Conselho Pleno, 17 presidentes de comissões e duas diretoras. Fato histórico, pois nestes 82 anos apenas cinco mulheres integraram o grupo de diretores da OAB Paraná”, afirmou Daniela Ballão.
O presidente da CAA-PR, José Augusto de Noronha, frisou a competência das mulheres. “As advogadas ocupam espaço porque são competentes e não porque são mulheres. A Dra. Iverly é um exemplo disso. Ela está na presidência não só pelo fato de ser mulher, mas por ser competente. A grande ascensão das mulheres se dá por este fato”, afirmou.
Formada pela Universidade Federal do Paraná, Iverly Antiqueira Dias Ferreira é inscrita na OAB Paraná desde 1987 e atua na área cível e empresarial. Além de secretária-geral adjunta, a advogada é presidente da Câmara de Seleção da Seccional, foi conselheira estadual e membro das Comissões da Mulher Advogada e de Direito Falimentar. As advogadas representam hoje 42,8% do quadro de profissionais ativos no estado do Paraná. Quando a OAB Paraná foi criada, em 1932, havia apenas uma mulher na entidade, a advogada Walkyria Naked.