O presidente da OAB-PR, Cássio Telles, afirmou na manhã desta quinta-feira (17/12) que a liberdade de imprensa e o direito de opinião são esteios da democracia, que não podem sucumbir, nem serem atacados, sob pena de ruptura dos compromissos básicos afirmados pela Constituição da República, com a construção de uma sociedade livre e justa.
A afirmação se dá após o jornal Gazeta do Povo emitir um manifesto defendendo a liberdade de expressão e contra a cultura do cancelamento.
Cássio Telles lembrou que a democracia é o ambiente ideal para o debate e para o pluralismo de opiniões e que o respeito e a tolerância com os diversos posicionamentos é a base da construção de uma síntese que reflita o pensamento social, ajudando na evolução da cidadania.
Histórico
“A Gazeta do Povo é um veículo de comunicação histórico, promoveu diversas campanhas paranistas, de combate à corrupção e de respeito aos direitos da sociedade. O manifesto lançado relembra o compromisso que temos que ter com a liberdade de opinião, de pensamento e de manifestação. São questões especialmente caras para a advocacia brasileira, que ajudou muito na redemocratização do país, justamente para que não houvesse cerceamento dessas liberdades, por meio da censura. Não queremos nem a censura oficial, nem a censura da intolerância”, disse Cássio Telles.