Homenagem à advogada Jacy Goetten de Brito Santos marca sessão de compromisso coletivo de novos advogados

Uma homenagem à advogada paranaense Jacy Goetten de Brito Santos pelo exercício ativo e ilibado da advocacia nas últimas seis décadas marcou na manhã desta terça-feira (28/5) a sessão solene de compromisso coletivo de 45 novos advogados. A solenidade foi conduzida pela presidente Marilena Winter, e contou também com as presenças da diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério,  do conselheiro estadual Marcos Salvati, do presidente da OAB Colombo, Paulo Sérgio Pereira da Silva, e do coordenador de Fiscalização da OAB Paraná, André Portugal Cezar.

Aos 84 anos, Jacy emocionou e inspirou os presentes com o exemplo de amor e dedicação à advocacia. “No momento em que estamos vivendo, revestido de tão fortes emoções, faço uso do vocabulário que todos conhecem: o do coração. Aqui e agora, minha mente e coração fazem um retrospecto ao passado, uma viagem ao tempo, voltando ao dia já muito distante em que eu, muito jovem, com apenas 19 anos, recebia o passaporte para ingresso num mundo para o qual, acredito, já nasci predestinada a pertencer: o mundo da advocacia.  Esse passaporte venho usando, orgulhosamente, há mais de 60 anos”, disse.

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 1963, Jacy Goetten de Brito Santos ingressou nos quadros da Ordem no ano de 1966, sob a inscrição OAB nº3.230, e segue atuando como advogada. Durante 25 anos atuou como advogada criminalista na Comarca de Bocaiúva do Sul, realizando em média cinco júris por mês. Além do exercício da advocacia também exerceu o magistério por muito anos.

Atuou como assessora jurídica do Tribunal de Contas e atualmente exerce o cargo de assessora jurídica do Registro de Imóveis de Bocaiúva do Sul e advogada em causas de Direito de Família e Direito Imobiliário. Em 2015 recebeu o diploma pelo reconhecimento dos 50 anos de exercício ininterrupto e ilibado da advocacia.

“Jamais considerei esse passaporte apenas como uma licença oficial para o exercício de uma profissão, mas como um símbolo sagrado da concretização do sonho maior e mais belo da minha vida”, disse a homenageada ao se dirigir aos colegas. “Se neste momento eu pudesse pedir a Deus uma dádiva especial, pediria o dom da palavra, que colocasse na minha boca as palavras certas para transmitir aos meus jovens colegas a forma como sinto a advocacia”, prosseguiu.

“Porém, como já disse, usando a mensagem do coração, posso dizer que exerçam a advocacia não apenas com a razão, mas também com o coração, pois este mostra caminhos que a razão às vezes não enxerga. Exerçam a advocacia com a alma, porque esta não envelhece. O tempo pode trazer limitações ao corpo físico.  A postura não será ereta, a visão será um pouco embaçada, a deficiência auditiva pode nos privar de distinguir o sons da vida, mas a alma desafia a passagem do tempo. A alma não envelhece, pois tem essência de eternidade”, disse.

“Se exercerem a advocacia com alma e coração serão sempre jovens advogados. Após 80 anos de jornada pelos caminhos da vida e 60 anos de exercício da advocacia, acredito que todos que exercem a advocacia a alma, o coração, com integridade, com honestidade, dando tudo de si para o desempenho de sua missão, não escolheram ser advogado, mas foram escolhidos para tal por um desígnio superior, maior que a nossa vontade. Só nos resta respeitar, honrar e dignificar essas escolhas. Vocês estão no limiar de uma porta que abriram com muito trabalho, esforço e dedicação. Desejo que ao iniciar oficialmente essa caminhada sejam sempre inspirados, orientados, dirigidos, fortalecidos e iluminados por aquele que os escolheu”, concluiu. 

A homenageada presenteou a OAB com uma poesia escrita por ela, lida na oportunidade pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. “Este quadro ficará disponível na nossa sede para que todos possam ver”, disse. “Fizemos questão de trazer a Dra. Jacy aqui hoje, para que as futuras gerações conheçam o seu exemplo”, pontuou.

Novos advogados

O evento reuniu profissionais de Curitiba e das cidades de Jacarezinho, Araucária, Guarapuava, Ponta Grossa, Pato Branco, Colombo, São José dos Pinhais, Paranaguá, Prudentópolis, União da Vitória e Lapa.  

A advogada  Fabíola Vaz Baggio fez a leitura do juramento da advocacia e os advogados Everson Pessoa da Silva e Ana Claudia Batista Fernandes Petroro a saudação em nome dos colegas. “Esperamos muito por este dia. Estamos muito felizes em estar aqui. Agradeço à minha família, que me deu a base e o apoio para estudar. O estudo não para, é para sempre”, disse Silva.

“Quero agradecer e parabenizar a todos os colegas. Quero desejar muito sucesso e prosperidade, que todos alcancem os seus objetivos nas respectivas áreas selecionadas. é uma nova fase para mim também, fico muito feliz e honrada em fazer parte dessa instituição”, Ana Claudia Batista Fernandes.