O Guinness World Records (Livro dos Recordes) confirmou a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira como o maior congresso da área jurídica em uma semana. O anúncio foi feito na quarta-feira (28/11) por Camila Borestein, adjudicadora oficial do Guinness, presente ao evento que reuniu 21.960 congressistas no Expominas, em Belo Horizonte, de 27 a 29 de novembro.
Além de Camila, uma equipe oficial do Guinness World Records esteve na conferência, fazendo minuciosas verificações na bilheteria para confirmar o número exato de participantes presentes à conferência. “Também observamos que foram respeitadas os critérios de duração mínima das palestras e guardada a relação direta de cada uma delas com o tema geral do evento”, afirmou Camila.
Para o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, a confirmação é um reconhecimento ao esforço do Conselho Nacional e das seccionais para construir uma conferência com os temas mais urgentes para o Direito contemporâneo. “A 24ª Conferência fica eternizada pela riqueza dos seus debates e soluções discutidas ao longo desses três dias, tendo como foco o fortalecimento da advocacia brasileira, suas prerrogativas, direitos e deveres, e o aperfeiçoamento do serviço prestado aos cidadãos, à sociedade e à democracia do nosso país.”
O Guinness World Records publica anualmente uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente. É a segunda vez que a OAB pleiteia esse tipo de reconhecimento. Em 2021, a Ordem recebeu o título com a conferência jurídica feita de forma digital, no contexto da emergência da pandemia. O 1º Congresso Digital Nacional da OAB contou com mais de 115 mil inscritos.