O Grupo Interinstitucional de Estudos sobre Igualdade de Gênero do Sistema de Justiça do Paraná promoverá uma solenidade on-line na próxima segunda-feira, dia 20, a partir das 14h para registrar a renovação do termo de parceria entre as instituições e o ingresso, no grupo, da OAB Paraná, da Defensoria Pública Estadual (DP-PR) e da Defensoria Pública da União (DPU).
Estarão presentes as seguintes autoridades, que representarão as entidades parceiras: a juíza federal Sayonara Gonçalves da Silva Mattos, representando a JF-PR; a desembargadora Thereza Christina Gosdal, representando o TRT9; a Procuradora do Trabalho Margaret Matos de Carvalho, que representa o MPT-PR; o promotor de Justiça André Tiago Pasternak Glitz, presidente da Associação Paranaense do Ministério Público; a procuradora de Justiça Mônica Louise de Azevedo, representando o Ministério público do Paraná; a defensora pública Érica Hartmann, representando a DPU; a defensora pública Lívia Brodebeck, representando a DP-PR; a desembargadora Priscilla Placha Sá, representando o TJ-PR; representa a advocacia, em nome da OABPR, a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Mariana Lopes, e a vice-presidente da OAB Paraná Marilena Winter. A Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), a Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra-IX) , a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) e a Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT) também fazem parte do grupo interinstitucional.
O encontro, a ser transmitido via YouTube, contará com a participação de Ivana Farina, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que falará sobre a Promoção da Igualdade de Gênero no Sistema de Justiça. “É importante que as instituições do sistema de justiça discutam as desigualdades para, juntas, elaborar estratégias para identificá-las e superá-las, promovendo a efetiva igualdade”, afirma a procuradora Mônica Louise, atual coordenadora do grupo. Para Marilena Winter, “A OAB Paraná tem muita honra em sediar esse encontro, que também celebra o ingresso formal da nossa Instituição no Grupo, ao lado também da Defensoria Pública, de modo a compor a representatividade integral do Sistema de Justiça paranaense. É uma iniciativa pré existente das magistradas, promotoras e procuradoras de Justiça, que se ampliou e se transformou numa ação inovadora e inédita no país.”