Graciela Marins participa na PGE do evento “Mulheres na Administração Pública”

A vice-presidente da OAB Paraná, Graciela Marins, participou na tarde desta quarta-feira (19/3) do evento “Mulheres na Administração Pública”, promovido pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) do Paraná e realizado em seu auditório.

“É uma honra falar, em nome da advocacia paranaense, sobre um tema que toca profundamente a nossa sociedade e, mais especificamente, a nossa atuação no cenário público e administrativo: as mulheres na administração pública. Este é um espaço, que por muitos anos foi historicamente dominado por homens, mas que, felizmente, tem experimentado uma mudança significativa nos últimos tempos, com a crescente presença feminina e o avanço das políticas de igualdade de gênero”, afirmou.

Graciela Marins também disse que a OAB Paraná se orgulha de adotar práticas que refletem o que prega para outras instituições e lembrou que em 2018, a OAB Nacional adotou o Protocolo de Igualdade de Gênero, reforçando o compromisso com a equidade entre homens e mulheres na instituição. “Este protocolo não é apenas uma diretriz, mas uma verdadeira estratégia para garantir que, na OAB, as mulheres ocupem os mesmos espaços, com as mesmas condições de trabalho e de destaque”, frisou.

A vice-presidente citou exemplos de outros países e dados da Organização das Nações Unidas (ONU) segundo os quais a participação feminina em parlamentos ao redor do mundo cresceu de 11% em 1995 para mais de 25% em 2020. “Mesmo que este número ainda esteja longe da paridade, é um indicativo claro de que as mulheres estão ocupando, cada vez mais, os espaços que antes lhes eram negados”.

Vozes

Também fizeram parte do evento a diretora-geral da PGE, Lucia Helena Cachoeira; a chefe de gabinete do procurador-geral do Estado, Camila Kochanowski Simão; a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; a corregedora de Justiça do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Ana Lúcia Lourenço; a diretora da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial de Curitiba, Aline Betenheuser; a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Camila Girardi Fachin; e a segunda vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Paraná (APEP), Maria Marta Lunardon.

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão