Gestão financeira de excelência garante aumento de repasse de recursos às subseções

A política de gestão financeira adotada pela atual gestão da OAB Paraná garantiu um aumento expressivo do repasse de recursos às subseções. O tema norteou reunião de diretrizes financeiras realizada na sexta-feira (19/01) entre a presidente da seccional, Marilena Winter, o vice-presidente Fernando Deneka, o diretor tesoureiro Luiz Fernando Casagrande Pereira e dirigentes das subseções, que tratou, entre outros temas, do projeto Subseção Paradigma. 

Com foco na profissionalização da gestão de recursos financeiros, a medida implantada em 2022 aposta em uma metodologia que visa o retorno de valores para investimentos em projetos locais das subseções. O trabalho passa pela equalização dos repasses ordinários e extraordinários e ações como o Proex – Programa de Financiamento da Excelência da Advocacia Paranaense. A adesão à metodologia representou um aumento de 194% no caixa das subseções. 

A presidente da Marilena Winter destacou que “a OAB é de toda a advocacia” e que, portanto, “é fundamental que as subseções tenham autonomia financeira, garantindo condições para uma atuação inovadora e de excelência”. Ela frisou ainda o cuidado com a transparência que permeou o projeto de excelência em gestão financeira, frisando que todas as informações estão disponíveis no portal da transparência da seccional. 

Proex

Lançado no primeiro ano da gestão, o  Proex é uma metodologia de projetos de excelência idealizada pela diretoria da OAB Paraná com o objetivo de permitir o retorno dos recursos para as subseções em aumento de repasses. A iniciativa foi viabilizado pela política de gestão financeira das subseções e vem possibilitando ações como projeto GerAções (OAB Apucarana), novo site institucional (OAB Umuarama), o projeto “Liderança Institucional como Ferramenta de Gestão Estratégica” (OAB Guarapuava), Curso de Gestão Estratégica (OAB Ponta Grossa), entre outras ações.

As readequações fomentadas pela política de gestão visando o aumento de repasses às subseções garantiram também investimentos em reformas e obras. 

Regras e diretrizes

Uma comissão integrada por presidentes de subseções trabalha na elaboração das regras e diretrizes orçamentárias contempladas pelo projeto Subseção Paradigma. O grupo, criado na última reunião do Colégio de Presidentes, é integrado pelos presidentes Anderson Donizete dos Santos (Paranavaí), Anemere Dulaba (Toledo), Eder Fabrilo Rosa (Maringá), Lisiane de Campos (Guaíra), Maressa Pavlak Melati (Laranjeiras do Sul), Nelson Sahyun Junior (Londrina), Tales Andre Franzin (Arapongas) e Vitor Hugo Nachtygal (Foz do Iguaçu). 

A versão final será apresentada na próxima edição do encontro estadual de dirigentes, agendado para o mês de março, em Londrina.