Gestão de escritórios de advocacia e marketing jurídico digital em pauta na programação do Master Class

A programação do Master Class desta sexta-feira (27/10) contou com diálogos sobre gestão de escritórios de advocacia e marketing jurídico digital. O primeiro tema foi abordado pela  especialista em Estratégia, Planejamento e Gestão dos Serviços Jurídicos, Samantha Albini. 

Ela abordou as ferramentas de gestão, unindo tecnologia, controladoria e outras medidas visando organizar e preparar o escritório de advocacia para atender às demandas do cenário jurídico atual. “Daqui para frente teremos uma mudança muito grande na advocacia impulsionava pela IA, mas também pela questão concorrencial e exigência dos clientes e necessidade de posicionamento na advocacia. Que áreas vamos atuar, que público alvo vamos atender. Cada vez mais traçar uma estratégia é relevante”, disse. 

“Primeiro, precisamos nos conscientizar sobre o quanto o nosso escritório é uma empresa. Assim sendo, precisamos dedicar um fundo para a tecnologia, que necessita de investimento constante”, recomendou.

Sobre o uso da tecnologia em escritórios, ela frisou a importância de definir políticas e regras de gestão, definir um organograma, investir em equipamentos e servidores em nuvem. “Uma das tendências do mundo jurídico é o trabalho remoto, com mais flexibilidade de horário, com condições de trabalhar 100% online”, disse.

Ainda segundo Samantha, é essencial manter um banco de peças, softwares de gestão e realizar backups diários redundantes. “Faça sempre um backup protegido, para o caso de ocorrer um ataque hacker. Não pensem que são alvos de sequestros apenas os grandes empresários”, disse.

Ela também falou da importância do controle do patrimônio e atualizações, definição de políticas e regras gerais de gestão, de políticas gerais de postura de atuação e comportamento do cliente – oportunidades de rever o trabalho, segundo ela.  Recomendou ainda a adoção de políticas de tecnologia  e informação, segurança, políticas de conformidade, LGPD, sigilo, confidencialidade e outros temas.

Marketing jurídico digital

O advogado Alexandre Teixeira, que trabalha com marketing jurídico há 18 anos, encerrou o Master Class da Conferência. Com dicas de Marketing Jurídico digital, ele levantou uma questão importante: um escritório não se torna conhecido só pelos posts das redes sociais. Site com conteúdo atualizado, que se propõe a resolver ou evitar problemas das pessoas, são uma eficiente porta de entrada de clientes.
Veja outras ações diretas que o palestrante indica para alavancar o marketing de qualquer escritório de advocacia, independentemente da área ou tamanho:

– O primeiro passo para um bom marketing jurídico envolve uma tríade: conteúdo, design e tecnologia. Quanto mais capacitamos a audiência do site e redes do escritório com conteúdo que ensina, mais os clientes vão acreditar na expertise daqueles profissionais. “Advocacia não é compra por impulso. Antes de contratar, as pessoas vão estudar e analisar aquele advogado”, diz Teixeira,

– O design do site é que materializa esse conhecimento. Um site funcional, com a cara do escritório potencializa o conteúdo. “O site é a boca do funil. Nunca deixe seu funil vazio”.

– Abusar da tecnologia é facilitar a conexão das pessoas com o conteúdo do escritório: investir no tráfego pago e nas estratégias de seo, como por exemplo cuidar com o juridiquês para facilitar o indexamento do google;

-A comunicação do site não deve ser pensada apenas para um potencial cliente, mas para o judiciário também. Escritório que escreve pensando em todos os lados atrai mais leitores. E quanto mais leitores, maior o ranqueamento na busca do Google.

-Fazer marketing de relacionamento é eficiente. Criar, por exemplo, uma marca para um evento e chamar clientes para conhecer os cases de sucesso do escritório fortalece a confiança no trabalho dos advogados. É uma forma do cliente conhecer outras frentes do escritório.

-Trabalhar com vários tipos de publicação, como ebooks, webinar e newsletter é uma forma de nutrir as pessoas com conteúdo.

-Abusar das landings pages, que são as chamadas “paginas de aterrisagem” de um usuário no site. Se o escritório atua em cinco áreas do direito, por exemplo, é bacana trabalhar com 5 landings pages.

-Analisar os relatórios de audiência do site para saber quais as portas de entrada: redes sociais, newsletter, emails. Assim fica mais fácil saber em qual canal investir mais.