Gaede representa OAB Paraná em posse de novos desembargadores do TJ-PR

O secretário-geral da OAB Paraná, Henrique Gaede, representou a seccional paranaense na posse dos desembargadores Kennedy Josué Greca de Mattos e Antônio Franco Ferreira da Costa Neto no Tribunal de Justiça do Paraná. A cerimônia foi realizada na tarde desta sexta-feira (12/7).

Gaede integrou a mesa de honra e cumprimentou os novos desembargadores, ressaltando o propósito da OAB Paraná de trabalhar em sintonia com o Tribunal, unidos pelo espírito da justiça. Sobre os novos integrantes da corte, o secretário-geral da OAB manifestou a convicção de que, com suas biografias de bons serviços prestados à justiça, seguirão no caminho de garantir a efetividade do direito e defender as instituições republicanas.

O conselheiro federal da OAB José Augusto Araújo de Noronha também prestigiou a cerimônia de posse.

Currículos

O desembargador Kennedy Josué Greca de Mattos foi promovido pelo critério de antiguidade, enquanto o desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa Neto foi promovido pelo critério de merecimento. As promoções decorrem das aposentadorias da desembargadora Maria José de Toledo Marcondes Teixeira e do desembargador Jorge Wagih Massad.

Nascido em Capanema, no Paraná, Kennedy Josué Greca de Mattos cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), fez especialização na Universidad Pablo de Olavide, da Espanha, além de Mestrado e Doutorado em Direitos Fundamentais e Democracia no Centro Universitário Autônomo do Brasil. Foi nomeado juiz substituto do TJPR em 1992, atuando inicialmente em Laranjeiras do Sul. Como juiz de Direito, exerceu a magistratura nas comarcas de Dois Vizinhos, Pato Branco, Cascavel, Ponta Grossa e Curitiba. Tornou-se juiz de Direito substituto em 2015. Desde 2022, atuava como juiz de Direito substituto em 2° grau perante a perante a 2ª Câmara Criminal.

Antonio Franco Ferreira da Costa Neto nasceu em Curitiba e cursou Direito na Faculdade de Direito de Curitiba (FDC). Ingressou na carreira da magistratura como juiz substituto do TJPR em 1998, atuando inicialmente em Santo Antônio do Sudoeste e Paranaguá. Como juiz de Direito, atuou nas comarcas de Coronel Vivida, Paranaguá, Guarapuava, Campo Largo e Curitiba. Em 2011, foi designado o 1º Ouvidor-Geral da Justiça junto à recém-instalada Ouvidoria-Geral do Tribunal. Também já foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e juiz auxiliar da Presidência do TRE-PR. Desde 2023, atuava como juiz auxiliar da Presidência do TJPR.

(Com informações do TJ-PR)